CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/07/2019

    Empresárias de MS discutem empreendedorismo e gestão de negócios na SBPC 2019

    Clientes atendidas pelo Sebrae/MS compartilham histórias de sucesso na maior feira científica do país

    ©DIVULGAÇÃO
    Quando o assunto são negócios, o cenário ainda é desigual para homens e mulheres. Segundo o relatório especial de março de 2019 apresentado pelo Sebrae, elas empreendem por necessidade mais frequentemente do que eles: para 48% do público feminino o empreendedorismo representa urgência de fonte de renda, enquanto para os homens, o número cai para 37%. Com isso, nem sempre as mulheres planejam a questão estratégica e a mortalidade das empresas nos primeiros anos costuma ser alta para elas.

    O fenômeno mostra que discussões sobre dinheiro e gestão devem fazer mais parte da realidade feminina. Nesta segunda-feira (22), como parte das atividades da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2019), o Sebrae Inspira Inovação promoveu o encontro “Mulheres na tecnologia e negócios sustentáveis” na UFMS em Campo Grande. Nele, clientes de destaque atendidas pela instituição de apoio aos pequenos negócios compartilharam conhecimentos com o público, formado principalmente por mulheres.

    Três marcas de Mato Grosso do Sul apresentaram seus caminhos para o sucesso: Ybá Beleza Natural, Angí Chocolates e Digna – Engenharia Social. A persistência e a vontade de deixar um mundo melhor marcam os negócios tocados pelas empresárias, que abordaram as dificuldades iniciais e as inovações que trouxeram para dentro do mercado, entre outras orientações importantes para quem tem interesse em empreender.

    “Aprendi muita coisa a nível de fazer negócio no Sebrae, se tivesse todo esse conhecimento de como montar um negócio antes, minha vida profissional teria sido outra”, afirma a médica e fundadora da Ybá, Ana Mattos. O negócio dela utiliza o barbatimão, planta típica do cerrado brasileiro, como matéria prima para a produção de produtos voltados à higiene pessoal. Além da qualidade, o diferencial são as propriedades medicinais, como ação cicatrizante presentes na planta.

    A utilização de produtos naturais é crescente e tem baixo custo. Conforme Ana Mattos, a produção também respeita os processos de sustentabilidade e impacta a vida de outras mulheres. A Associação de Mulheres do Assentamento Monjolinho, localizada em Anastácio (MS), a 138 quilômetros de Campo Grande, é a responsável por coletar e retirar a casca do barbatimão. O negócio vem a comprovar outro traço do empreendedorismo feminino: os chamados negócios de impacto social.

    Empreendedorismo Feminino

    O Sebrae possui uma série de ações pioneiras visando apoiar a população feminina. O Programa Mulher de Negócios, por exemplo, nasceu em Mato Grosso do Sul em 2013 e hoje está presente em 12 estados. Conforme a analista técnica do Sebrae/MS, Lucielle Lima, a iniciativa busca reduzir a mortalidade dos pequenos negócios nos primeiros anos de vida. As ações incluem implementação de gestão de negócios e dicas para vender mais. “Elas apenas sonham em abrir empresas, mas, não calculam, acabam não tendo metas, que são questões básicas de gestão. A relação da mulher com o dinheiro ainda é mais emocional do que racional”, explica Lucielle.

    Sebrae Inspira Inovação na SBPC

    Nesta terça-feira (23) tem outra atividade para as mulheres coordenada pelo Sebrae Inspira Inovação na SBPC. A mesa redonda “Economia colaborativa de mulheres, uma tendência nos negócios” começa às 15h30 na sala 10 do Multiuso 1 - Bloco 15. O público também pode conferir outros espaços gratuitos que aliam empreendedorismo e entretenimento: Arena Games, Soluções Digitais, MS Store, trade turístico e praça de alimentação.

    O Sebrae Inspira Inovação na SBPC 2019 pode ser visitado até o dia 27 de julho, na região do Complexo Esportivo, localizado na Cidade Universitária. A UFMS fica na Avenida Costa e Silva, s/nº. A programação completa está disponível em www.sebraeinspira.com.br/sbpc.

    ASSECOM



    Imprimir