CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/11/2016

    NOVEMBRO AZUL| Homens poderão fazer exame de graça para diagnóstico do câncer de próstata

    Reprodução

    O Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão realizará gratuitamente exames de PSA (sangue) em homens a partir dos 45 anos durante todo o mês de novembro com o objetivo de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. 

    A ação faz parte da campanha “Novembro Azul”, que tem como foco conscientizar e chamar a atenção para a doença. Os interessados em realizar os exames devem ir em jejum de oito horas ao hospital até o dia 30 deste mês. Caso o paciente seja diagnosticado com câncer de próstata, já receberá o tratamento indicado.

    Exame 

    O PSA é um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA,substância produzida pelas células da glândula prostática. Homens saudáveis costumam ter níveis menores de 4 ng/ ml de sangue. O aumento desse índice é proporcional ao aumento das chances de desenvolver câncer de próstata. 

    Doença 

     Conforme o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A estimativa é de que 61 mil novos casos apareçam no país, e em Mato Grosso do Sul a previsão é de 1 mil casos novos. O índice de registro em homens no Estado é de 97%.

    Sintoma 

    Os sintomas do câncer de próstata são difíceis de serem constatados no estágio inicial, por isso é preciso ficar atento e buscar consulta médica, realizando os exames com periodicidade. É preciso ficar atento a sinais como dor ou ardor durante a micção, dificuldade em iniciar e manter fluxo constante de urina, fluxo urinário fraco/ interrompido, micção excessiva durante a noite, frequente ou incontinência, disfunção erétil, impotência, sangue na urina ou no esperma, entre outros. 



    Fonte: campograndenews
    por: Amanda Bogo
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/homens-poderao-fazer-exame-de-graca-para-diagnostico-do-cancer-de-prostata