CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/07/2019

    Em Campo Grande, ministro Marcos Pontes defende investimento em inovação e ciência no país

    Titular do MCTIC citou atuação do Sebrae para criar ambiente inovador durante conferência na SBPC 2019

    Diretor do Sebrae/MS, Reitor da UFMS e Ministro: cooperação pela ciência e inovação na SBPC 2019
    O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Marcos Pontes veio a Campo Grande nesta sexta-feira (26) participar da 71ª reunião anual da SBPC 2019. No Teatro Glauce Rocha, ele apresentou uma conferência sobre a política de ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país, quando defendeu a criação de um ambiente inovador. Segundo o titular da MCTIC, a meta da gestão é colocar o Brasil entre os 20 países mais inovadores do mundo.

    Ao comentar sobre os desafios, Marcos Pontes citou a atuação do Sebrae para a criação de ambientes inovadores. “O Brasil publica bastante [artigos científicos], mas tem um índice baixo de inovação. A gente precisa demonstrar a importância da ciência e tecnologia (...) produzir conhecimento a gente já faz, mas tem que produzir riqueza. Como? Novos produtos, serviços, novas empresas”, declarou.

    Segundo o ministro, outras dificuldades para avançar no desenvolvimento incluem a perda de recursos humanos, infraestrutura e o orçamento para o setor. E, como soluções para criar um ambiente inovador e inserir o Brasil no processo de transformação digital, foram citados o investimento do MCTIC no Plano Nacional de Internet das Coisas (Iot), o Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis, entre outras iniciativas “para o país não ficar para trás”. “Vão ter muitos empresários aqui, espero que encontrem um ambiente de negócios mais rápido e eficiente”.

    Criar em um ecossistema de inovação é uma prioridade do Sebrae/MS. O diretor-superintendente da instituição de apoio aos pequenos negócios, Claudio Mendonça, acompanhou a vinda do ministro à SBPC, quando comentou com o titular as iniciativas inovadoras existentes. “O Sebrae pode ajudar principalmente na disseminação das tecnologias desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisas, propiciando às pequenas empresas o acesso às inovações e novas tecnologias”, disse.

    Ainda pela manhã, Marcos Pontes realizou uma visita pela Avenida da Ciência, acompanhado de uma caravana com representantes do Sebrae/MS, Governo do Estado, UFMS, entre outras autoridades. Ele foi recepcionado por estudantes, participou da entrega de computadores e visitou alguns dos estandes representativos da ciência expostos na SBPC, como o Museu Emílio Goeldi, Instituto Nacional da Mata Atlântica e Observatório Nacional.

    Sebrae Inspira Inovação na SBPC

    Os interessados em ver na prática as soluções inovadoras e empreendedorismo aliado ao entretenimento podem conferir o Sebrae Inspira Inovação na SBPC. No local, o público encontra a Arena Games com campeonatos entre gamers; MS Store com produtos da cultura Geek e Nerd; Soluções Digitais com óculos de realidade virtual; etc. O espaço do Sebrae Inspira Inovação na SBPC pode ser visitado até este sábado (27) na região do Complexo Esportivo. A UFMS fica na Avenida Costa e Silva, s/nº. A programação completa está disponível em www.sebraeinspira.com.br/sbpc.

    ASSECOM



    Imprimir