CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    24/07/2019

    CAARAPÓ| Município promove ato de encerramento de projeto contra as drogas

    Prefeito André Nezzi discursa no encerramento do projeto de prevenção ao uso de drogas em Caarapó ©DIVULGAÇÃO
    Caminhada pela paz, com participação de alunos de escolas estaduais e municipais e de autoridades do município, que culminou em uma grande concentração na Praça Mário Martines Ribeiro, no centro de Caarapó, marcou o encerramento do Projeto Caarapó contra as Drogas – entre nesta luta, na terça-feira (23). O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil, Força Nacional, DOF e Polícia Federal.

    O projeto foi levado às escolas do município, com palestras e atividades educativas, com o objetivo de promover consciência, prevenir o uso de drogas lícitas e ilícitas e, sob a responsabilidade das forças de segurança, reprimir a comercialização. “Em Caarapó, o enfrentamento ao uso de drogas, a exemplo do restante do País, constitui um desafio complexo, e, assim, no ano passado foi implantado o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, denominado Compod, com a finalidade de coordenar, junto aos parceiros governamentais e não governamentais, as ações de prevenção, tratamento e repressão ao uso de drogas”, explicou o presidente do Compod, psicólogo José Emílson Silva Ortega, presente no evento.

    No âmbito do projeto Caarapó contra as Drogas, durante o mês de junho inúmeras ações foram realizadas com o objetivo de promover a prevenção, sensibilização e fortalecimento da rede de atenção aos usuários e seus familiares, com destaque para a III Semana Municipal Antidrogas (24 a 28 de junho).

    Para ilustrar a importância do tema em nível municipal, o Compod informa que, entre 2011 e 2018, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é uma unidade de saúde da prefeitura, realizou 511 atendimentos a usuários de drogas lícitas e ilícitas. Até o mês de abril deste ano, a Polícia Militar apreendeu mais de meia tonelada de drogas no município de Caarapó. Somente no mês de maio, foi registrada a apreensão de quatro toneladas de drogas no território do município. As ações das forças de segurança resultaram ainda na prisão de 20 pessoas neste ano.

    Na solenidade da Praça Central, também foi realizado o lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) para o segundo semestre deste ano, que atenderá os alunos de quinto ano do ensino fundamental das escolas municipais. O projeto, em parceria com a Polícia Militar, responsável pela execução das aulas, terá início já no mês de agosto, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

    Em seu discurso, o prefeito André Nezzi (PSDB) disse que as drogas provocam dependência e matam silenciosamente. “Por isso, temos procurado elaborar políticas públicas e ações firmes que promovam a prevenção e a conscientização das nossas crianças sobre os malefícios causados pelas drogas”, acentuou. O dirigente ainda anunciou investimentos para o desenvolvimento de ações nessa área. “Garantimos investimentos de R$ 339 mil para habilitação do Centro de Atendimento Psicossocial, além de parceria com Associação Recuperando Vidas do Vício, o Revivi, Projeto Bombeiros do Amanhã e Guarda Mirim, que também trabalham com o tema”, discursou.

    A solenidade teve ainda apresentação cultural com alunos do Nível V do Centro Municipal de Educação Infantil Júlio Ushigima, com coreografia da música Vamos construir, e demonstração de cão adestrado do canil da Polícia Federal de Dourados, treinado para encontrar drogas, com agentes da PF de Dourados.

    Além do prefeito André Nezzi, o evento teve a participação da presidente da Câmara de Vereadores, Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), dos vereadores Alessandro Paulino (PSDB) e Clenilson Francisco da Silva (PTC), promotora de Justiça da Comarca local, Fernanda Rotilli Dias, delegado de Polícia Anézio Rosa de Andrade, secretários municipais Valberto Ferreira Costa (Saúde), Ieda Maria Marran (Educação, Esporte e Cultura), Janaína Guedes (Assistência Social), Aparecido dos Santos (Governo e Infraestrutura), Ênio Gonçalves Vasconcelos (Administração e Finanças) e Roberto Sanches Nakayama (Planejamento, Projetos e Habitação), policial militar Alessandro Martins, que representou o comando da PM local, e sargento Márcia Paulino, da Força Nacional, policiais federais Alessandro Roque e Marcelo Queiroz, além de membros do Compod, diretores e coordenadores escolares, professores e representantes de empresas e instituições parceiras do projeto, como Center Móveis, Lojas Floraí, Loja Belle Star, Sicredi, Preço Leve, GFit Studio Personal, Campo Alto Armazéns Gerais, ABV Supermercados, Abatedouro São Francisco, GDK, Santa Rita Armazéns Gerais, Supermercado C-Vale, Banco do Brasil, Lojas Gazin e Stylo Modas.

    Participaram do evento as escolas estaduais Cleuza Aparecida Vargas Galhardo, Tenente Aviador Antônio João e Arcênio Rojas e as municipais Rui Barbosa, Professor Moacir Franco de Carvalho e Cândido Lemes dos Santos. A Escola Particular São Vicente atuou como parceira da III Semana Municipal Antidrogas.

    No fim do evento, as unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental receberam kits educativos doados pelas empresas e instituições parceiras do projeto. 

    ASSECOM



    Imprimir