CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/06/2019

    BATAGUASSU| Prefeitura incentiva ações de preservação ambiental

    Abertura da Semana do Meio Ambiente apresentou panorama de ações executadas pela administração municipal em prol do meio ambiente

    ©DIVULGAÇÃO 
    Na semana em que se debate sobre a preservação ambiental, a Prefeitura de Bataguassu tem motivos para comemorar os avanços alcançados pela atual administração municipal no que se refere ao tema.

    O encerramento das operações do antigo lixão municipal tornando o município um dos únicos do Estado a estar em consonância com a Lei Federal nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; melhorias na coleta de lixo, a implantação da coleta seletiva, ampliação dos recursos arrecadados através do ICMS Ecológico e o trabalho de recuperação de áreas degradadas por meio do reflorestamento ambiental são alguns dos pontos apresentados ontem, dia 4 de junho, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente.
    ©DIVULGAÇÃO
    O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Núcleo Municipal de Meio Ambiente, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, contou com a presença de representantes de empresas, Polícia Militar Ambiental (PMA), Patrulha Florestinha de Campo Grande e autoridades municipais.

    Durante a abertura, o titular da pasta Nilo José Perlin agradeceu a presença de todos e destacou que a preservação ambiental é uma preocupação da atual administração que tem refletivo diretamente nas ações propostas pela gestão.
    ©DIVULGAÇÃO
    Perlin lembrou que a Semana do Meio Ambiente faz menção ao dia 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

    Ele salientou que através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu neste período em todo território nacional que se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do País e despertar o interesse e a consciência ambiental em toda a comunidade.

    “Sabemos que a atenção ao meio ambiente deve ser constante e não apenas devido à data comemorativa, porém, as ações são intensificadas esta semana”, comentou.

    O chefe do Núcleo Municipal de Meio Ambiente, Diego Moreno, palestrante da data, apresentou um panorama da coleta de lixo, coleta de recicláveis e desativação do lixão; e ainda falou a respeito dos resíduos sólidos.

    “Hoje, o espaço onde funcionava o lixão municipal passou a ser uma unidade de transbordo, com controle de acesso de pessoas ao local, controle de pesagem de resíduos, é gerido de forma organizada e a área está praticamente recuperada. Os resíduos sólidos hoje são transportados para um aterro sanitário devidamente licenciado em Três Lagoas. Temos como ponto positivo a implantação da coleta seletiva, temos uma usina de triagem em funcionamento e caminhamos agora para a criação de uma associação de coletadores”, disse.

    Moreno informou que a partir da aquisição da máquina trituradora de galhos, o município passará a realizar a compostagem dos materiais [galhadas] e transformá-los em adubo para distribuir entre os produtores rurais e incentivar, desta forma, o fomento à agricultura familiar.

    Ainda, segundo o chefe de Núcleo, este ano, a Prefeitura fará uma ação para coleta de lixo eletrônico e uma campanha para a troca de óleo usado por óleo novo; e expôs que houve aprovação por parte da Câmara de Vereadores de um projeto de Tributação Verde, que propõe desconto no pagamento do IPTU a unidades prediais que instalarem dispositivos de sustentabilidade ambiental (energia solar, por exemplo), com objetivo de incentivar a geração de fontes alternativas de energia elétrica e fomentar o uso de tecnologias ambientais sustentáveis e medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente.

    “São medidas que estamos trabalhando e apoiando para melhor ainda mais o meio ambiente em que vivemos”, finalizou.

    Participaram do evento, o vereador Cleyton Rodrigo da Silva, o comandante da PMA, Belardo; o 1º sargento da PMA, Antônio Roberto dos Santos Pereira e a diretora da Ceinf "Prefeito Ênio Martins", Elizabeth Rodrigues Camargo Rosa.
    ©DIVULGAÇÃO

    Por: Bianca Lima


    Imprimir