CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/06/2019

    BATAGUASSU| Prefeito em exercício Akira Otsubo participa de Sessão Solene em Três Lagoas

    Evento homenageou 50 anos de operação da Usina Hidrelétrica de Jupiá, hoje comandada pela gestora CTG Brasil

    ©JJ Caju
    O prefeito em exercício de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) participou na última quarta-feira, dia 26 de junho, em Três Lagoas de uma sessão solene alusiva aos 50 anos de operação da Usina Hidrelétrica de Jupiã instalada no município. O evento foi desenvolvido no plenário da Câmara Municipal às 18 horas (horário MS) e contou com a presença de autoridades municipais e demais representantes políticos.

    Atualmente gestora da usina, a CTG Brasil representada na oportunidade pelo responsável pelas Relações Institucionais da empresa, Douglas Souza, recebeu uma Moção de Congratulação. A honraria foi proposta pelo vereador Luiz Akira e aprovada em plenário pelos demais vereadores.

    Em seu pronunciamento, Otsubo, que iniciou sua carreira política em Três Lagoas e que já foi vereador na cidade além de deputado estadual e federal; ressaltou a importância da homenagem, sobretudo, pela relevância da usina não somente para o município como para o país desde a época da ativação quando ele era representante do Legislativo Municipal.
    ©JJ Caju
    O prefeito em exercício de Bataguassu relembrou momentos da instalação da usina, a articulação política, a realidade do município - época que Três Lagoas era área de segurança nacional e o quanto a usina trouxe de progresso e desenvolvimento para o Brasil, mas um impacto social muito grande, sem contrapartida ou ressarcimento para Três Lagoas. “No entanto, foi a oportunidade de se alavancar muito do que se tem hoje na cidade”, destacou ele.

    Até mesmo o início da construção de um hospital, onde hoje é o Distrito Industrial, foi citada por Otsubo.

    Ao finalizar ele, ressaltou que para a nova realidade é preciso buscar parcerias, uma das importantes missões da Câmara também visando propiciar oportunidades, sobretudo, para a juventude.

    INVESTIMENTO

    Durante o evento, foi anunciado que a CTG fará um investimento de R$ 3 bilhões nas usinas de Jupiá e Ilha Solteira, ambas representam o maior complexo hidrelétrico, das regiões Centro Oeste e Sudeste, com capacidade total instalada de 4.995 megawatts de energia.

    Ao usar a tribuna para falar da homenagem, Douglas Souza, agradeceu a honraria e aproveitou para reforçar mais informações sobre a CTG, como o período de concessão por 30 anos. “Penso que começamos bem, com bastante projetos em andamento, grandes parcerias com município de Três Lagoas e toda região nas áreas de sustentabilidade, educação ambiental, esporte, cultura. Contamos com apoio de vocês para identificar onde investir”, enfatizou a mencionar um início de parceria com o Legislativo Municipal, iniciada por meio da visita do vereador Luiz Akira à vista recentemente.

    Douglas também mencionou projetos locais, como o musicando talentos, que é realizado no contra turno da escola e oferta aulas de música, para adolescentes do município.

    A CTG Brasil atualmente tem 11 parques eólicos, 14 usinas hidrelétricas no país, sendo as de Ilha Solteira e Jupiá as maiores. A empresa tem um quadro de funcionários que conta com 97% de brasileiros. É um grupo que está em 47 países e tem como principal negócio a geração de energia limpa.

    Ao finalizar, Douglas falou que a CTG está retomando o programa de visitas (de segunda a sexta) e que todos podem conhecer a estrutura e história de construção da usina.

    Encerrando a solenidade, o vereador Luiz Akira agradecer a presença de todos no evento e salientou o apoio da presidência da Casa de Leis, dos assessores do gabinete dele e dos funcionários da Casa de Leis para a realização da homenagem.

    “Meio século é resultado de muito trabalho e responsabilidade, desde o início. A qualificação, ao longo do tempo demonstra responsabilidade com nosso município. Sob a direção da CTG, a usina de Jupiá passará por um processo de modernização, sem precedentes, um projeto ousado e auspicioso. Não tenho dúvidas que os próximos 50 anos terão a assinatura de um projeto arrojado”, ressaltou o vereador.

    Ele finalizou, afirmando que a Casa de Leis está à disposição dos representantes da CTG, que com olhar diferenciado estão pensando no bem-estar da população e do país; e que a Moção de Congratulação reflete o coração e o sentimento da população de Três Lagoas.

    Prestigiaram o evento, o vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Salomão; as vereadoras de Três Lagoas, Isabel Cristina Ferreira da Silveira e Sirlene dos Santos Pereira; o comandante do 2º Batalhão da PM, major Ênio e o tenente Bruno, na 2ª Infantaria de Artilharia (Exército Brasileiro).

    A parte cultural do evento ficou por conta do Coral da escola Sesc formado por alunos de diversas faixas etárias, que interpretaram hits em inglês.
    ©JJ Caju
    Por: Bianca Lima


    Imprimir