CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/06/2019

    ALCINÓPOLIS| No Dia Internacional do Meio Ambiente, Prefeitura dá passo importante para extinguir copos plásticos das repartições públicas

    ©DIVULGAÇÃO
    Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (05), a Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (Semudes), entregou a todos os servidores municipais canecas de inox para que os copos plásticos descartáveis não sejam mais utilizados no ambiente de trabalho. 

    O projeto de Lei Nº 10, de 27 de maio de 2019, que visa a não utilização dos copos descartáveis por servidores dos poderes Executivo e Legislativo já foi apresentado à Câmara Municipal. “Os plásticos de utilização única são um dos maiores problemas ambientais da atualidade”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento, a bióloga Bruna Barbosa. 
    ©DIVULGAÇÃO
    Durante a entrega, a equipe da Semudes apresentou uma palestra com dados sobre os prejuízos ambientais, econômicos e para a saúde na utilização de plásticos oriundos do petróleo, como o de que até o ano de 2050 os oceanos terão mais plásticos que animais marinhos, por exemplo. Outra informação importante repassada foi a de que em Alcinópolis 60% do lixo produzido é plástico, e muitos deles estão sendo destinados para o aterro, sem utilização para a reciclagem. 
    ©DIVULGAÇÃO
    A respeito dos prejuízos econômicos, o gestor ambiental, Thiago Barbosa, informou que apenas neste semestre a Prefeitura já adquiriu 200 mil copos descartáveis. “É importante saber que uma pessoa consome em média três copos plásticos por dia, o que custa para os cofres públicos aproximadamente R$6.000,00, por ano, o que com a aprovação da Lei será economizado pelo poder público municipal”, garantiu o gestor. 

    O prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva, o presidente da Câmara Municipal, Marcão, a vereadora Cíntia Lima, o secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Laeryk Rodrigues, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Márcia Izabel, e a secretária municipal d Saúde, Célia Regina Furtado, participaram da entrega das canecas, em apoio ao projeto de consumo consciente.
    ©DIVULGAÇÃO

    Por: Nathalia Barbosa



    Imprimir