Conselho realiza uma gama de atividades com ênfase em prevenção às drogas
©A.Frota |
Na manhã desta quarta-feira (29), a prefeita Délia Razuk recebeu representantes do Comad (Conselho Municipal sobre Drogas) e foi informada sobre ações organizadas pelos conselheiros na luta contra as drogas. O encontro também foi acompanhado pelo vereador Junior Rodrigues, secretária de Saúde Berenice Oliveira Machado e pelo procurador-geral do município Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo.
Talita Rolim, do Comad, apresentou a agenda que acontece em parceria com diversas instituições e discorreu sobre a importância de se levar o conhecimento sobre o assunto, “o que tem impacto positivo em prevenção e auxílio ao dependente químico”.
A prefeita Délia Razuk destacou o trabalho do Comad e disse que os eventos contribuem para levar a mensagem de prevenção à dependência química aos jovens e as famílias. Ela enalteceu ainda a iniciativa do Conselho, de envolver os servidores públicos nos debates para agregar cada vez mais aos serviços prestados a sociedade neste sentido.
A 1ª Capacitação em Educação Antidrogas para Professores das Escolas Indígenas será realizada nesta sexta-feira, 31 de maio, e sábado, 1 de junho, no cine-auditório da UFGD. De acordo com Talita, a proposta partiu da Universidade Federal da Grande Dourados e será voltada para desenvolver um programa educacional curricular específico em Educação Antidrogas junto às escolas indígenas da região de Dourados.
O tema central da capacitação será “Tekoha Marane’ỹ: aldeia sem males”. Mais informações, programação completa e inscrições podem ser obtidas via endereço eletrônico: www.tekoha.org.br.
CAPACITAÇÃO
Já na próxima semana, em data a definir, tem início a 1ª Capacitação Permanente do Comad, que terá duração de sete meses. De acordo com Talita, a abertura deve ocorrer na Câmara Municipal de Dourados e as atividades posteriores no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Serão 200 vagas abertas para representantes de instituições que compõem o Comad de Dourados e região, servidores públicos e vagas remanescentes para sociedade em geral.
Entre os assuntos abordados estarão legislação, efeitos, dependências químicas, relações familiares (codependência), abordagem na adolescência, entre outros temas.
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realizará a certificação do evento. As inscrições são gratuitas. Mais informações e inscrições podem ser feitas no blog do Comad.
SEMINÁRIO
Já no próximo mês, entre os dias 26 e 27, acontece o 3° Seminário de conscientização do uso abusivo de drogas, com foco nas relações intrafamiliares, no auditório da Unigran, bloco 10.
No dia 26, às 19h, o seminário é aberto com o presidente do Comad, Rogério Fernandes Lemes e, posteriormente, contará com a participação de Denise Fátima Barbosa Souza e Silva, presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Cead).
No dia 27, a atividade segue com extensa programação, o que incluirá um mapeamento das comunidades terapêuticas do município, direcionado pela coordenadora da Coordenadoria de Apoio e Orientação às Organizações da Sociedade Civil, Alice Regina Oliveira dos Santos Lopes.
Os participantes receberão certificados. Mais informações sobre o seminário e inscrições neste link.
ASSECOM