CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/04/2019

    Em Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, médico generalista da Cassems fala sobre prevenção da patologia

    A Hipertensão Arterial é uma doença crônico degenerativa em que a pressão sanguínea na parede das artérias se encontra constantemente elevada

    ©DIVULGAÇÃO
    Nesta sexta-feira, 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença grave que pode comprometer o organismo e levar a morte. O Ministério da Saúde aponta existam no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos, e, destes, apenas 10% fazem o controle adequado. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira, é a principal causa de morte no Brasil. 

    O médico generalista, Ronaldo de Souza, explica que a doença gera consequências quando há lesões crônicas, degenerativas e progressivas, ou seja, quando não é feito o diagnóstico e não é instituído o tratamento. “As terminações vasculares arteriais, que possuem muita fragilidade, se rompem e os órgãos e tecidos que são irrigados por estas terminações vasculares, denominados capilares, se rompem sob pressão elevada, deixam de receber oxigênio e nutrientes, causando o sofrimento lento e progressivo destas estruturas do nosso corpo”. 

    Fatores de risco

    De acordo com o médico, o histórico familiar de hipertensão arterial é comum em 90% dos casos. “Além do determinismo genético, a herança familiar de cada um, o modo de vida das pessoas pode ser fator desencadeante ou agravante para surgimento da hipertensão arterial”. Conforme explicado por ele, alguns outros fatores influenciam para a decorrência da patologia como o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física. Assim como para outras doenças, a boa alimentação é indispensável para uma saúde arterial regular.

    Prevenção

    Ainda, Souza explica que é possível prevenir a hipertensão com algumas medidas básicas. “É importante comparecer ao serviço de saúde e medir a pressão pelo menos duas vezes ao ano, praticar atividades físicas todos os dias, buscar manter o peso ideal, adotar uma alimentação saudável com pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes. Também, reduzir o consumo de álcool e se possível, não beber”.

    Outra recomendação fundamental do generalista para evitar a patologia é abandonar o uso de cigarros, evitar estresse e preservar tempo para os amigos, a família e o lazer, pois a pressão arterial é um reflexo da qualidade de vida do indivíduo. Para aqueles que já possuem a doença, a dica do profissional é visitar o cardiologista com a devida frequência. “Por último, se já for hipertenso, nunca pare o tratamento, pois é para a vida. Siga sempre as orientações do seu médico ou profissional da saúde”.

    ASSECOM



    Imprimir