CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/03/2019

    Projeto do deputado Renato Câmara cria a Semana de Doação de Sangue

    Deputado estadual Renato Câmara quer a implantação de semana para conscientizar e estimular a adesão de novos doadores de sangue e medula óssea ©DIVULGAÇÃO/ALMS
    O deputado Renato Câmara (MDB) apresentou projeto de lei, durante a sessão plenária desta quarta-feira (27), que institui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul a Semana Estadual de Doação de Sangue, a ser comemorada anualmente entre 15 e 21 de agosto.

    "O baixo estoque de sangue impacta diretamente na quantidade de procedimentos realizados, com suspensão de cirurgias e transplantes, afetando também a qualidade do atendimento dos pacientes com distúrbios hematológicos, crônicos e agudos", analisa Renato Câmara, na justificativa do projeto.

    Segundo Renato Câmara, os objetivos da proposta são conscientizar a sociedade, por meio de eventos e parcerias, com relação à importância do ato de doar sangue e medula óssea, além de sensibilizar novos voluntários para estimular a cultura solidária da doação. O texto segue para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e posterior votação em plenário.

    DADOS

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em quem os hemocentros operam com menos que o mínimo necessário.

    O baixo estoque impacta diretamente na quantidade de procedimentos realizados, com suspensão de cirurgias e transplantes, afetando, também, a qualidade do atendimento dos pacientes com distúrbios hematológicos, crônicos e agudos.

    Em Mato Grosso do Sul, existem aproximadamente 180 mil doadores de sangue fidelizados, ou seja, que doam com certa regularidade. Os números dizem respeito às quatro unidades da Capital, compostas pelo Hemossul, Santa Casa, Hospital Universitário e Hospital Regional, além de Dourados.

    Por: Henrique de Matos



    Imprimir