CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/03/2019

    Imasul abre edital para selecionar para exploração da área da Gruta do Lago Azul

    ©DIVULGAÇÃO
    Por meio de um edital, Imasul irá selecionar entidades sem fins lucrativos para ficar responsável em remanejar as atividades turísticas do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul. 

    Pela primeira vez, atividade turística ao redor da Gruta do Lago Azul contará com um plano para regular visitação em seu entorno. Conforme edital publicado pelo Imasul, será selecionada uma entidade sem fins lucrativos para formar um plano de manejo no monumento. 

    Entre as atividades que serão regularizadas, estão arborismo, trilhas e visitação em seu entorno. É importante saber que a única atividade turística liberada ao atrativo turístico, que está entre os principais pontos turísticos do Brasil, é uma trilha até ao local. 

    Entorno do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul contará com ações de turismo 

    O edital publicado no Diário Oficial, último dia 21, busca contratar uma, entre as entidades sem fins lucrativos com a finalidade de elaborar um plano de exploração turística ao redor da Gruta do Lago Azul. 

    No texto, o objetivo é de regulamentar as atividades físicas, visitação e conservação do espaço. Conforme o Imasul, a entidade escolhida fará uma avaliação de uso público com a finalidade de se melhorar a experiência recreativa e contará com um contrato de 12 meses, sob o custo de R$ 350 mil. 

    Conforme a Imasul, estão previstas ações que visam incluir todos os ambientes ao redor, com foco nas atividades de visitação em todo o entorno, arborismo e trilhas. Vale salientar que, até os dias atuais, atividades como camping e trilha, bem como outras, não são permitidas. 

    As entidades deverão entregar as propostas até 22 de abril para que o resultado seja divulgado em 17 de maio. Além disso, a entidade vencedora ficará com a tarefa de verificar os dados da região, incluindo a flora, fauna, vegetação e o histórico econômico e cultural. 

    Novo plano de ação turística visa toda área no entorno da gruta 

    De acordo com Ricardo Éboli, diretor-presidente do Imasul, existe um plano espeleológico para visitação da gruta desde 2001. Este regula a quantidade de visitantes, entre outras ações de conservação e turismo. 

    Porém, o plano atual visa incluir toda a área no entorno do atrativo turístico, abrangendo uma área de 273,669 hectares. O projeto conta com o Sistema Nacional de Unidade de Conservação, SNUC, que, desde julho de 2000, enfatiza que todas as unidades precisam de um plano de manejo e gestão. 

    Gruta da Lagoa Azul está entre os principais atrativos naturais turísticos do Brasil 

    Turistas do mundo todo visitam a Gruta da Lagoa Azul, em Bonito/MS, que é favorecida devido a beleza natural. Os visitantes se deslumbram com um lago de águas azuladas a 100 metros abaixo da entrada, tornando o local em um atrativo sem igual. 

    E para deixar a região mais atrativa, o plano da Imasul que visa regular visitação em seu entorno, proporcionará espaço para um número maior de visitantes por dia. Vale saber que hoje a cratera recebe 15 visitantes por grupo. 

    Ao visitar o espaço, é importante contratar uma empresa especializada, fazer reservas antecipadas e contar com a proteção de um seguro viagem turismo de aventura. Além disso, a melhor época para visitar a atração, para quem deseja praticar flutuação, é de maio a agosto, na seca. 

    Por: Andreia Silveira do site SeguroViagem.org. 



    Imprimir