CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/02/2019

    Sinuca ganha uma nova vida no MS


    ©PIXABAY
    Sendo um esporte que gera convivência, e que exige o uso de boas habilidades e muita experiência, a sinuca está recuperando popularidade dentro das comunidades do MS, com o aumento da popularidade deste esporte e dos locais para praticá-lo. 

    Um exemplo disso, o apresenta o site Globoesporte, com a criação de uma associação para reerguer Sinuca como esporte no MS. Ao criar a Associação de Snooker de Mato Grosso do Sul, o objetivo é atrair novos jogadores para torneios organizados com as regras oficiais do esporte, além de incluir o estado entre os participantes ativos da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS). Da mesma forma, o aumento da popularidade de locais especializados para a prática deste esporte no interior do estado, por meio de locais como o Brasília Snooker Bar, o Balabuska Snooker Bar, ou o Bola 8 Snookball. 

    Sinuca e Bilhar: Qual é a diferença? 

    Assim como o futsal é uma forma de futebol, a sinuca é uma forma de bilhar. Como explica o site Super Interessante, a diferença entre bilhar e sinuca, é que o bilhar é o nome genérico dado a vários jogos de mesa que usam tacos e bolas, sendo a sinuca, um desses jogos de mesa. Sendo um esporte que surgiu nos palácios franceses no século XV, este esporte evoluiu em 1875, adaptando regras rígidas para torná-lo um esporte internacional, através do trabalho de um coronel do exército inglês que chamou este esporte de Snooker, e se tornou conhecido em todo o mundo. No entanto, no início do século XX, a sinuca brasileira nasceu, reduzindo a duração dos jogos quando renovou algumas bolas da mesa, e deixou apenas uma bola vermelha. Este não é o único jogo que evoluiu e obteve diferentes modalidades em todo o mundo ao longo dos anos. Como explica o site do Betway, a Roleta Francesa nasceu em Paris no final do século XVIII, para se tornar um dos jogos que até hoje, continua a ser popular nos cassinos de Monte Carlo. No entanto, várias adaptações às suas regras deram-lhe variantes que criaram a Roleta Europeia, a Roleta Americana, a Roleta Multijogador e até a Roleta ao Vivo, que está disponível através de plataformas online. Já a sinuca que é disputada nos mais altos níveis da competição internacional na atualidade tem uma série de regras muito específicas, as quais explica para o site R7, o Tetracampeão de Snooker, Igor Figueiredo. Elas incluem faltas e retornos, bem como a ordem em que as bolas coloridas devem ser jogadas, para vencer num circuito internacional que tem grandes recompensas econômicas dentro de seus torneios. 
    ©Igor Figueiredo via Facebook 
    A popularidade da Sinuca no Brasil 

    A sinuca consolidou-se como um esporte muito popular no país durante a década de 80 e início dos anos 90, pois, Rui Chapéu, que ganhou a fama de ser o melhor jogador de sinuca do Brasil, apareceu por 8 anos todos os domingos de manhã dentro do Show do Esporte, através da rede Bandeirantes. Nesse programa de televisão ele mostrava suas habilidades no jogo, e compartilhava sua experiência com milhões de brasileiros, o que, por sua vez, mudou a perspectiva de muitas pessoas com relação a esse esporte. Ao longo dos anos, a sinuca se estabeleceu como um esporte clássico entre os habitantes de todo o país, e a MS não é a exceção. Sendo um esporte de convivência que requer o uso de habilidades adquiridas com experiência, a sinuca é um dos esportes praticados mais tradicionalmente entre os adultos da região. Na capital do estado, dentro do centro poliesportivo Dom Bosco, acontece o Torneio para atletas das cooperativas, dentro da Semana do Cooperativismo. Neste evento, mais de 500 atletas de todo o estado se reúnem para mostrar o melhor de suas habilidades em vários esportes, incluindo a sinuca, enquanto participam de um evento de ação social através de uma coleta de alimentos não perecíveis para os mais necessitados. Em Itaporã, são organizados os jogos da melhor idade, onde grupos da terceira idade se reúnem para conviver e compartilhar sua experiência em atividades culturais e esportivas, incluindo a sinuca. Finalmente, em Miranda, e como parte da comemoração dos 240 anos do município em julho passado, o programa incluiu eventos culturais, musicais e esportivos, entre os quais se destacou um torneio de sinuca aberto aos melhores jogadores da região. 
    ©Pexels.com
    A sinuca é um esporte que veio ao país para se tornar um dos favoritos dos adultos, pois permite que os mais experientes compartilhem suas habilidades ao mais alto nível com aqueles que começam a gostar desse jogo. Além disso, com a grande difusão que este esporte está retornando para receber no país, as possibilidades de encontrar programas de televisão dedicados a ele, assim como grandes torneios com altos prêmios, estão aumentando dia após dia.



    Imprimir