CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/02/2019

    Programa de prevenção ‘Casal Grávido’ abre temporada de cursos de 2019

    O objetivo do programa é prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas.

    ©Messias Ferreira
    O programa de prevenção “Casal Grávido” inicia agenda de cursos de 2019 no próximo sábado (09), às 7h30, na Clínica da Família. Com o objetivo de prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas, o programa oferece informações com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. O programa é realizado em Campo Grande e Dourados. Os interessados em participar do “Casal Grávido” devem ligar no telefone (67)3309-5351.

    Para a ginecologista e obstetra, Rubia Loureiro, o mais importante do curso é oferecer informações aos casais para que, assim, eles possam decidir quais os melhores caminhos a seguir. “Eu acho o ‘Casal Grávido’ muito importante porque a informação hoje é o grande remédio para todos os males, principalmente para o medo, que é um sentimento que toma conta do casal durante a gestação”.

    A ginecologista explica ainda que a informação nutre o casal sobre quais são as melhores alternativas. “A minha mensagem em todos os cursos é justamente isso, despertar a curiosidade para que elas pesquisem o que é melhor pra ela e para o bebê”. A obstetra acredita que a vontade da mãe deve ser respeitada, mas ela precisa de informações para fazer a escolha mais apropriada para a sua saúde.

    A educadora física Ana Carolina Blanco oferece contribuições sobre atividades físicas e alimentação durante a gestação. “A gente faz toda a orientação e disponibiliza o nosso quadro de nutricionistas para atender esse público específico. A gente também disponibiliza a hidroginástica para as gestantes com o intuito de minimizar os desconfortos que ela tem nesse período”.

    O casal Daniela Nogueira e Leandro Monteiro está esperando o primeiro filho. A mãe conta que saiu do curso sem as dúvidas que tinha. “O curso é fantástico, eu recomendo para todo mundo. Eu sou marinheira de primeira viagem, é meu primeiro filho, estou super ansiosa e consegui tirar todas as minhas dúvidas. Adorei a parte do banho, porque nessa hora meu marido fez. Foi uma experiência muito boa, e eu agradeço a Cassems por isso”.

    Já o pai viveu a experiência de sentir na pele o que a esposa sente durante os nove meses de gestação. Durante o período do curso, os pais usam uma barriga postiça para simular a gestação da esposa. “Eu estou vivenciando o que a mãe sente na realidade. Os movimentos ficam limitados e tudo fica mais complicado. É uma excelente oportunidade de saber o que ela passa e aqui a gente pode perguntar diretamente para o médico”, pontua Leandro.

    A beneficiária Tayana Amorim está em sua segunda gestação e, desde a primeira, participou do “Casal Grávido”. Na primeira gravidez, ela optou pela cesárea, dessa vez, muito pelas informações recebidas no curso, ela pretende escolher o parto normal. “É a segunda vez que faço o curso e é sempre muito proveitoso porque os profissionais são muitos qualificados. Eu tive minha primeira filha de parto cesárea e, agora, com as orientações estou bem disposta a arriscar um parto normal. A equipe tirou todas as nossas dúvidas em relação aos cuidados necessários com o bebê”.

    A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, destaca que o programa acompanha a gestante até o sexto mês de vida do bebê e busca tirar dúvidas do casal em todas as etapas da gestação. “A importância do programa é que ele possibilita um bom pré-natal e a escolha consciente de qual tipo de parto. Ele também orienta que o casal não vá para uma cesárea sem ter conhecimento do parto normal e que também não vá realizar um parto normal sem saber as etapas”.

    Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o principal objetivo do programa de prevenção é proporcionar informações para uma gravidez mais saudável. “Este curso tem uma abordagem multiprofissional e a finalidade é preparar o casal para uma gravidez tranquila”.

    ASSECOM


    Imprimir