CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/02/2019

    Cassems realiza curso para casais durante a gestação e reitera a importância da participação paterna

    O curso leva palestras sobre gestação e primeiros cuidados para pais e mães em Campo Grande e Dourados

    ©DIVULGAÇÃO
    Aconteceu na manhã do último sábado (09), o primeiro curso de 2018 do programa de prevenção “Casal Grávido”. O programa foi criado em 2011 e tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções para o casal sobre o desenvolvimento saudável do bebê desde o útero. Os cursos também buscam prevenir os principais problemas que possam aparecer por meio de palestras e aulas práticas com profissionais das áreas relacionadas à saúde do bebê e da mãe.

    O curso começa com uma sessão de terapia craniossacral, técnica manual que utiliza o sistema craniossacral para aliviar dores e disfunções, com a terapeuta Sonia Mani Menabreaz, que explica que a prática contribui com as mudanças físicas, emocionais e hormonais que procedem a gravidez. “A craniossacral ajuda a aliviar as dores, além de ser relaxante. Para o bebê, diminui as cólicas e o refluxo. A intenção da terapia é fazer o casal parar para gestar, relaxar e se dar conta do que está acontecendo”.

    Sonia Menabreaz também ressalta a importância da figura paterna no processo da gestação e explica que a terapia crânio-sacral contribui com a conexão entre o casal. “Os homens chegam com um pé atrás e saem conectados com a mulher, com o bebê e com ele mesmo. Tem homem que chora, se abre para essa coisa que é a gravidez. O homem é incentivado a ser durão no dia a dia e essa é uma forma de abrir a visão à outras possibilidades”.

    A anestesia é outro ponto importante para pensar durante a gestação e a anestesista Amani Mancini afirma que as palestras fazem com que o casal chegue ao momento do parto seguro de sua escolha. “Para a cesariana, a anestesia não tem grandes segredos, pois geralmente é a raquidiana. Em parto normal, isso é muito discutido entre anestesista, paciente e ginecologista pois dependendo do caso, vamos escolher o que é melhor para cada paciente”.

    Rubia Borges Loureiro, ginecologista e obstetra, preserva a Medicina baseada em evidências e leva essas informações para as palestras do Casal Grávido. “No diálogo com os casais surgem muitas perguntas e se eles levarem essas dúvidas para o Google, não vão ter respostas embasadas cientificamente. A experiência em nível de segurança e nível de fidelidade com a realidade é menor”.

    Um dos principais objetivos do programa de prevenção Casal Grávido é garantir a participação de ambos os pais para ressaltar a importância da interação do casal para o crescimento saudável do bebê. A enfermeira Ana Paula de Castro Aguiar participa pela segunda vez do encontro e afirma que encontrou novas informações. “A iniciativa é muito interessante por parte da Cassems, com certeza tive as minhas dúvidas esclarecidas e os profissionais são muitos capacitados, com informações atualizadas”.

    O empresário João Batista Aguiar Filho, companheiro de Ana Paula, destaca que a primeira participação foi mais intensa para o aprendizado do casal e agora, é para relembrar da importância dos primeiros cuidados para o bebê. “A participação dos dois é fundamental porque mesmo que o bebê seja mais dependente da mãe, o pai tem que dar apoio em todo momento”.

    Os primeiros cuidados com o bebê são explicados pela pediatra Ariane Maia. “As palestras são importantes principalmente para os pais de primeira viagem que não tiveram contato com um bebezinho em casa. A amamentação, troca de fralda, limpeza ou banho são fundamentais. Esse cuidado previne a depressão pós-parto e a convivência com a família é mais fácil”.

    A presença da doula é apresentada como uma alternativa de cuidado com a mãe no momento do parto. A enfermeira e doula Evelise Mariano ressalta a importância do seu trabalho. “No momento em que a dor aperta nós vamos oferecer o sentimento do carinho, o apoio, o abraço e o olhar carinhoso para ela que é extremamente importante naquele momento em que você sente dor e desespero. Hoje, o apoio emocional é muito importante para a mãe”.

    ASSECOM



    Imprimir