CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/02/2019

    BATAGUASSU| Fornecedores locais terão prioridade na aquisição de compras locais no município

    ©DIVULGAÇÃO
    Produtores locais serão priorizados nas compras de gêneros alimentícios da agricultura familiar em Bataguassu. Esse foi um dos temas abordados durante a oficina de alimentação escolar e agricultura familiar realizada na última quinta (14) e sexta-feira (15), na sede do Instituto Mirim.

    A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae-MS com a gestão municipal, atuando com foco em políticas públicas que acelerar o desenvolvimento da economia local.

    O objetivo do curso foi capacitar os gestores públicos sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), com a finalidade de promover o desenvolvimento local. “Foi visto como priorizar as empresas locais, os agricultores familiares e, ao mesmo tempo, servir a melhor alimentação escolar aos alunos da rede pública de ensino”, segundo do consultor do Sebrae-MS, Jair Vicente.

    “Ao final do encontro, foi elaborado um plano de atividades a serem executadas, com datas e responsáveis pelas ações. O próximo encontro está marcado para o dia 15 de março, para apresentação dos resultados das pesquisas”, disse o consultor.

    Entre as metas estabelecidas, está previsto promover como prioridade o acesso dos agricultores familiares nas compras públicas de programas sociais.

    Outra oportunidade identificada por esse trabalho será desenvolvida com os produtores da agricultura familiar, beneficiários do Bolsa Família, que deverão ter preferência na chamada pública para vender para o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra Institucional da secretaria de Assistência Social.

    Além disso, para promover a renda e trabalho local, os produtores terão aquisição de conhecimentos de planejamento e tecnologia de produção, que atendam ao compromisso firmado nos contratos com o poder público. Desta forma, o produtor está apto para entender a dinâmica do mercado e, a partir deste conhecimento, ter independência para atuar como um pequeno negócio do campo.

    A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Kelly Azenha Garrido disse que a oficina desenvolvida sobre compras públicas da agricultura familiar possibilitou maior compreensão de todo processo de aquisição dos alimentos oriundos dos produtores locais. “A partir dessa aquisição, conseguimos utilizar alimentos saudáveis mais frescos e regionais, observando os hábitos alimentares locais e, ao mesmo tempo, promovendo o desenvolvimento local, permitindo o crescimento e fortalecimento desses produtores ao torná-los atores importantes na oferta de alimentos saudáveis produzidos em suas propriedades”, pontuou.

    Participaram do evento representantes do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), nutricionista, oficiais de cozinha, diretores, professores e servidores responsáveis pela compra das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

    ASSECOM-Com informações Sebrae-MS



    Imprimir