CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/12/2018

    Programa Sanear é Viver premia escolas com planos de aula voltados ao saneamento

    ©DIVULGAÇÃO
    A 9ª edição do Programa Sanear é Viver da Águas Guariroba premiou nesta terça-feira (11), os professores com o os melhores planos de aula que trabalharam o tema saneamento básico nas escolas em 2018.

    Este ano, 14 professores de escolas municipais de Campo Grande da disciplina de Geografia foram os finalistas. Com um plano de aula que promoveu uma pesquisa junto aos alunos sobre o saneamento básico e os moradores nos arredores da escola, a professora Larissa Cristina Brandão da Escola Municipal Valdete Rosa da Silva, foi a vencedora da edição.

    “A ideia partiu de um estudo da Geografia que analisa o espaço e o seu entorno. Através disso, juntamos a questão do saneamento básico e incentivamos os alunos a pesquisarem e a entenderem o que acontece ao redor da escola. Este plano promoveu entrevistas junto a moradores e também um debate sobre conscientização e cuidado com a água. Projetos como o Sanear é Viver são importantes, pois valorizam o trabalho do professor, mostrando como é realizado o ensino nas escolas. É uma iniciativa essencial para aproximar as crianças de temas essenciais como saneamento e meio ambiente”, disse.

    Segunda colocada na premiação, a professora Letícia Ricaldes Costa da Escola Municipal Oito de Dezembro, apresentou um plano de aula voltado ao estudo dos aquíferos predominantes em Campo Grande, fornecimento de água e os cuidados com o meio ambiente. “É extremamente importante aproximar os alunos desse tema, fazendo com que eles conheçam o funcionamento do conceito da água, do meio ambiente e a sua importância. É a promoção de um olhar diferenciado sobre este tema, que busca transformar os alunos em disseminadores desta conscientização”, afirmou.

    Já em no terceiro lugar, o professor Ronaldo Francisco Pageo, da Escola Municipal Professor Aldo de Queiroz, destacou o saneamento básico e a valorização dos recursos naturais como plano de aula, promovendo um estudo mais detalhado sobre o meio ambiente e recursos hídricos. “Inserimos em nosso plano de aula temas voltados a recursos hídricos, a apresentação das bacias hídricas regionais e também a importância do esgoto tratado. Foi uma grande oportunidade para promovermos o debate e a conscientização sobre o cuidado com a água”, disse o professor.

    Iniciado em 2010, o Programa Sanear é Viver já soma cerca de 1010 professores capacitados de disciplinas como ciências, língua portuguesa, matemática, história, educação física e artes.

    Voltado aos profissionais do ensino fundamental, o Programa Sanear é Viver busca incentivar professores das escolas municipais a trabalharem em sala de aula assuntos relacionados ao saneamento básico. Além de palestras e visitas técnicas à empresa Águas Guariroba, o programa promove um concurso para premiar os autores dos melhores planos de aula, que aliem o tema às áreas de conhecimento.

    ASSECOM



    Imprimir