CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/10/2018

    TRÊS LAGOAS| Sindicato Rural promove curso de gestão de propriedades rurais


    O Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL) em parceria com o SENAR/MS, FAMASUL e SEBRAE/MS, ofereceu nos dias 27 e 28 de setembro e 03 e 04 de outubro o curso de gestão de custos e riscos. O conteúdo foi direcionado para produtores rurais da região e interessados em geral, inseridos no Programa Campo Futuro.

    O curso foi dividido em três módulos, sendo o primeiro “Gestão da Propriedade” com carga horária de 16h; o segundo, “Derivativos” e o terceiro, “Seguro Rural”, ambos com 16 horas de duração.

    Realizado nas dependências do Sindicato Rural de Três Lagoas, o conteúdo agradou bastante os participantes, como o pecuarista Luiz Henrique Garcia, que mora em Campo Grande, mas possui uma propriedade no município. “O conteúdo foi excelente! A pecuária se renova e se torna mais tecnológica, dia após dia. Este curso trouxe uma atualização fundamental”, avalia.
    ©Divulgação
    O jovem pecuarista também disse que o curso o ajudou a mensurar os custos reais de sua propriedade. “Com a planilha disponibilizada no treinamento é possível saber se estou tendo lucro ou prejuízo, quanto custa cada coisa, se estou tendo rentabilidade ou não”, disse.

    Para a instrutora do SENAR/MS Camila Catânio Cardoso, o resultado surpreendeu. “Aqui em Três Lagoas tivemos uma turma bem heterogênea, com participantes de diversas profissões, a maioria com propriedades rurais no município. Tenho certeza que o conteúdo será muito útil para eles”, conclui.

    Conteúdo

    A grade de assuntos abordados no curso abrange os seguintes itens: Módulo 1, Gestão da propriedade – Calcular o custo de produção, utilizando a planilha específica do projeto, observando a administração da empresa rural e discorrer sobre os conceitos de custos, depreciação e análises econômicas; Módulo 2, Derivativos – Discorrer sobre os mercados futuros e de opções e calcular os riscos de preço, considerando as possibilidades de alta e queda de valores dos insumos; Módulo 3, Seguro Rural – Calcular/interpretar os riscos de produção, principalmente em relação às perdas decorrentes de fenômenos climáticos adversos ou de pragas e doenças, através do Seguro Rural.

    O curso será oferecido em outros sindicatos rurais do Estado até o final do ano. As próximas agendas são em Camapuã, Campo Grande e Chapadão do Sul. 

    ASSECOM


    Imprimir