CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/10/2018

    TCE-MS| Iran Coelho das Neves é eleito o novo Presidente do Tribunal

    ©Divulgação
    Com chapa única e por unanimidade de votos, os novos Membros do Corpo Diretivo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul foram eleitos em sessão especial realizada após o Pleno desta quarta-feira (03/10). O novo Presidente do TCE-MS, Conselheiro Iran Coelho das Neves, o Vice-Presidente, Conselheiro Flávio Kayatt e o Corregedor Geral, Conselheiro Ronaldo Chadid foram eleitos em votação secreta para a gestão do biênio 2019/2020.

    Após o discurso de homenagem feito pelo Procurador Geral do Ministério Público de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Júnior ao novo Presidente eleito, Iran Coelho das Neves agradeceu a confiança nele depositada pelos Conselheiros. Emocionado lembrou-se de sua trajetória de luta e dedicação na Corte de Contas do MS e o incentivo que sempre recebeu de cada um dos colegas de trabalho e do atual presidente. “Agradeço o apoio de cada um de vocês Conselheiros e quero deixar registrado aqui que você, Waldir Neves foi o meu maior incentivador que me ajudou a chegar até aqui, e que, tudo o que nos comprometemos realizar no Tribunal de Contas nos seus quatro anos de gestão, nós conseguimos cumprir”.
    Iran Coelho das Neves ©Divulgação
    De acordo com Iran Coelho das Neves o consenso na escolha da nova gestão prova que, atualmente, o TCE-MS está com uma visão diferente em que valoriza mais a instituição do que as individualidades, o que demonstra o amadurecimento dos membros do conselho deliberativo. “Lembro-me certa vez que em uma eleição há alguns anos, tivemos duas chapas concorrendo, o que gerou uma situação muito desagradável, tenso e não foi um momento que contribuiu com o engrandecimento da gestão pública, e hoje vemos que foi muito diferente, e essa harmonia e unanimidade na eleição, penso que seja uma nova tendência no modo de gestão”.

    Para o atual Presidente Waldir Neves o modelo de gestão compartilhada proporcionou um processo de eleição tranquilo e com unanimidade. Destacou que passa a presidência do TCE-MS para um Conselheiro que sua história de vida se funde a história do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. “O Conselheiro Iran é altamente preparado e qualificado para dar sequência em todos os programas que aprovamos em nossa gestão, visto que em todos os momentos ele participou na construção de todas as vitórias alcançadas pelo TCE-MS na busca da eficiência, da transparência da melhoria do controle”. E ainda ressaltou: “Quem ganha com o sucesso de nossa administração é a sociedade, por isso vamos concluir o nosso mandato até o final deste ano com a consciência tranquila de que cumprimos o nosso papel”.

    O Conselheiro Jerson Domingos destacou que a gestão de Waldir Neves sempre estará em evidência no Tribunal de Contas, sendo generosa no fato de proporcionar aos demais conselheiros e aos servidores da casa “uma condição fantástica, tanto nos julgamentos dos processos e nos cuidados com o dinheiro público”. Já a próxima gestão que será presidida por Iran Coelho das Neves, o Conselheiro ressaltou como ponto forte a experiência: “Por isso estou muito feliz com esse novo Corpo Diretivo, onde elegemos também o Conselheiro Flávio Kayat como Vice-Presidente e o Conselheiro Ronaldo Chadid que irá atuar com sua experiência, também, como Corregedor Geral; vejo que o Tribunal de Contas está muito bem representado em todos os sentidos para que a sociedade tenha sempre uma resposta daquilo que esperam do nosso trabalho”.

    Marcio Monteiro ressaltou que o momento é marcante para o Tribunal de Contas do Estado, uma vez que se define um novo presidente e vice, mostrando que o Tribunal tem sido muito eficiente. “A gestão do atual presidente, Conselheiro Waldir Neves, mostrou o empreendedorismo, o avanço, não só tecnológico, mas na qualidade dos nossos recursos humanos para que nós possamos prestar os devidos serviços aos nossos jurisdicionados e a população”.

    O Ouvidor do TCE, Conselheiro Osmar Jeronymo apontou que a escolha do novo presidente foi pertinente. “Porque o Conselheiro Iran tem capacidade técnica, com mais tempo de casa, inclusive, para continuar as reformas propostas pelo conselho”. 

    O novo Vice-Presidente eleito, Conselheiro Flávio Kayatt, acredita que tudo casou bem aliando a competência do Conselheiro Waldir Neves, com o histórico do Conselheiro Iran Coelho das Neves, que é o representante legítimo do servidor público. “Então acredito que ele tenha competência, é um homem de caráter, de personalidade acessível a todos os funcionários, e que fará uma boa gestão nesse próximo biênio”. 

    Ronaldo Chadid destacou que para o ano que vem, a sociedade deve esperar da nova gestão muito empenho e trabalho. “O Presidente Waldir ao longo de seus dois mandatos realizou muito pelo Tribunal de Contas, especialmente em termos de modernidade e eficiência, sendo a marca de sua administração e o Conselheiro Iran é muito técnico, conhece profundamente o TCE e certamente dará sequencia ao trabalho de modernização e agregará práticas que tornem ainda mais o controle externo no estado um motivo de orgulho para nós e toda a sociedade”.

    Gestão Descentralizada

    O Presidente eleito destacou que o modelo de administração adotado pelo Conselheiro Waldir Neves deu um ritmo acelerado de modernização e aperfeiçoamento à Corte de Contas do MS. “Não será fácil manter esse ritmo do Conselheiro Waldir, pois o mesmo promoveu uma revolução positiva no modo de administrar aqui no Tribunal de Contas, mas para dar continuidade sei que poderei contar muito com o empenho e colaboração dele e de todos os demais Conselheiros”. Iran Coelho das Neves ainda concluiu: “Waldir Neves sempre teve como slogan, a gestão compartilhada, como a marca de sua administração, já o slogan de nosso biênio 2019/2020 será a Gestão Descentralizada, onde todos terão um papel preponderante em nossa administração”. 

    Currículo - Iran Coelho das Neves

    FORMAÇÃO PROFISSIONAL - FUCMAT - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso.

    Bacharel em Ciências Econômicas em 1977. Bacharel em Direito em 1987.

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - INICIATIVA PRIVADA: Escritório Contábil Mato Grosso/Dourados de 1967 a 1973, exercendo diversas atividades de natureza escritural, fiscal e contábil, finalizando como encarregado geral do escritório. Discar S/A - Concessionária de Automóveis/Campo Grande, de Janeiro a Dezembro de 1974 - encarregado geral do setor contábil e financeiro. Camave 5/A - Concessionária CBT/Campo Grande, de 1975 a 1977 - exercendo atividades de natureza contábil na matriz, gerente geral da filial de Aquidauana e finalizando como chefe do setor financeiro. KARTRO 5/A - Importadora e Exportadora/Campo Grande – 1988 - gerente geral da filial de Mato Grosso do Sul.

    SERVIÇO PÚBLICO: Comissão de Divisão do Estado - Membro da Comissão patrimonial do Estado de Mato Grosso do Sul — Encarregado geral do levantamento patrimonial da Grande Dourados, onde promoveu treinamento e seleção de pessoal. Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul - Chefe geral do setor financeiro - participou da equipe de implantação das atividades orçamentária financeira, contábil e patrimonial do Comando Geral da Policia Militar e do DETRAN. Secretaria de Comunicação Social de Mato Grosso do Sul - Membro da equipe de implantação e criação da Secretaria, Inspetor Geral de Finanças - Diretor Geral de Administração e Chefe de Gabinete do Secretário - em todos os cargos como ordenador de Despesas por delegação.

    Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - Membro da equipe de implantação das atividades Técnicas e Fiscalizadora do Tribunal de Contas atuando na elaboração de Manuais de Normas Técnicas e cursos de treinamento para os primeiros técnicos do Tribunal. Nomeado para exercer o cargo em comissão de Assessor Chefe da Assessoria Técnica do Tribunal de Contas, período em que desenvolveu e coordenou diversos cursos seminários e treinamento não só para os funcionários do TCE como para os técnicos dos órgãos jurisdicionados. Nomeado através de concurso público, para exercer o cargo efetivo de Técnico de Inspeção e Controle, permanecendo na chefia da Assessoria Técnica. Nomeado, através de concurso, para exercer o cargo efetivo de Perito de Auditoria e Controle, permanecendo na chefia da Assessoria Técnica.

    Nomeado para exercer o cargo em comissão de Diretor do DAFO - Departamento de Auditoria Financeira e Orçamentária - neste cargo coordenou dirigiu todas as ações da atividade fim do Tribunal de Contas, (Fiscalização Orçamentária, Financeira e Patrimonial) elaboração de normas técnicas, treinamentos, cursos e seminários para os funcionários e órgãos jurisdicionados, atualizando-os às novas exigências das legislações pertinentes. Nomeado através de concurso público de provas e títulos para exercer o cargo vitalício de Auditor do Corpo Especial Tribunal de Contas, onde exerce as atividades constitucionais do cargo na elaboração de estudos e pareceres indispensáveis à atividade fim do Tribunal de Contas e, ainda, nos impedimentos, férias, vacâncias e licenças, a Função de Conselheiro Substituto, onde desenvolve atividades de apreciação e julgamentos dos responsáveis pela gestão dos bens e recursos públicos. Designado como Auditor Coordenador do Corpo Especial, onde administra todas as atividades inerentes às funções desenvolvidas pelos senhores Auditores. Nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas em Julho de 2009. Exerceu a Vice-Presidência no Biênio 2011/2012. Corregedor-Geral no biênio 2015/2016 e no biênio 2017/2018.

    Por: Olga Mongenot


    Imprimir