CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/09/2018

    TCE-MS| Conselheiros do Tribunal cumprem agenda em Brasília

    ©Divulgação
    Dando continuidade ao ciclo de reuniões na capital Federal, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Conselheiro Waldir Neves, juntamente com o Corregedor Geral, Conselheiro Iran Coelho das Neves e o Conselheiro Marcio Monteiro, participaram na manhã desta terça-feira (25/09) da reunião com o presidente da ATRICON, Fábio Túlio Nogueira e que além de contar com a presença de diversos presidentes de outros Tribunais do País, contou, também, com a participação do Ministro do TCU, João Augusto Ribeiro Nardes.

    Entre as pautas do encontro dessa manhã foi à discussão sobre o Monitoramento das ações desenvolvidas por cada Tribunal de Conta em seus respectivos Estados, como, também o compartilhamento das expertises e que repercute no processo de fortalecimento do Sistema das Cortes de Contas.

    A extensa agenda de eventos e reuniões em Brasília teve início nessa segunda feira (24), em que os conselheiros do TCE-MS participaram da Assembleia Geral do Instituto Rui Barbosa, Reunião de Diretoria e do Conselho Fiscal do IRB, em conjunto com a Assembleia do Colégio Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil da ATRICON. Eles se reuniram no Instituto Serzedelo Corrêa (TCU), e dividiram espaço com o IRB, que, na ocasião, realizou uma assembleia para tratar de temas institucionais e de questões relativas ao aprimoramento do sistema de controle.

    O presidente do Colégio de Presidentes, Caldas Furtado fez uma explanação geral da pauta, destacando que as reuniões são ocasião de monitoramento das ações que cada Tribunal desenvolve individualmente. São importantes iniciativas que, segundo ele, despertam sempre o interesse e a disposição de compartilhar expertises, “o que repercute no processo de fortalecimento do Sistema”.

    Já o presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Ivan Bonilha abordou acerca das ações institucionais que o IRB desenvolve com destaque para o aprimoramento da Rede Infocontas, que atua no compartilhamento de dados e informações para a sistematização das ações de fiscalização e controle.

    O presidente da Abracom, Thiers Montebello, também falou da importância dessa integração harmoniosa, que ampliará as possibilidades de ações parceiras em prol dos interesses do Sistema Tribunais de Contas.

    Na oportunidade, os presidentes dos Tribunais de Contas realizaram exposições sobre as Boas Práticas de controle externo, que cada um desenvolve individualmente e compartilha com os demais. Trata-se de uma estratégia estimulada pela ATRICON, a partir do conceito do Marco de Medição de Desempenho (MMD-TC), para a padronização de procedimentos, com base na melhor expertise que cada um detém.

    Fonte: ASSECOM
    Por: Olga Mongenot


    Imprimir