Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/09/2018

    PL do vereador Carlão reconhece importância dos Garis para todos os munícipes

    ©Divulgação
    Foi aprovado, em primeira discussão e votação, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande da última quinta-feira (28), o Projeto de Lei nº 8.969/18, que institui no calendário oficial de eventos da Capital o Dia Municipal do Gari. A Lei é de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande e do vereador Chiquinho Telles.

    “A homenagem visa reconhecer uma categoria poucas vezes reconhecida e que é essencial para toda cidade. O dia 16 de maio fica definido como Dia Municipal do Gari, em homenagem aos profissionais que atuam nos serviços de limpeza, conservação e coleta de lixo”, detalhou Carlão.

    A data comemorativa instituída por esta Lei integrará o calendário oficial de eventos do Município. Justifico a elaboração da presente propositura em razão de que os garis desempenham papel essencial para o bem-estar coletivo e saúde ambiental de uma cidade. Tais profissionais são responsáveis pela limpeza e conservação das ruas e demais locais públicos, deixando-as limpas e livres de todo o resíduo gerado naturalmente ou por ação do ser humano. Apesar disso, sofrem com baixa remuneração e condições de trabalho bastante desfavoráveis. Muitas vezes, são tratados pela população com descaso ou indiferença.

    “Esta profissão sofre com a “invisibilidade pública', ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa”.

    Na justificativa do PL, Carlão discorre que celebrar o Dia do Gari (16 de maio) no município significa não apenas ressaltar a importância desses (as) trabalhadores (as) para a saúde ambiental e de toda população, como também contribuir para a erradicação do processo de invisibilidade de que são vítimas. Esta data já esta regulamentada no Estado de MS por meio da Lei nº 3.754, de 5 de outubro de 2009, que “Institui o Dia estadual do Trabalhador na Coleta de Resíduos e Limpeza Pública Urbana (Gari)". 

    ASSECOM


    Imprimir