CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/08/2018

    Relógio da Calógeras com Afonso Pena é revitalizado e começa a funcionar hoje (22)

    Monumento é símbolo histórico de Campo Grande

    O monumento, é uma réplica do antigo relógio da Rua 14 de Julho, inaugurado em 1933 - Foto: Gerson Oliveira
    O relógio instalado na Avenida Calógeras esquina com a Afonso Pena foi revitalizado e será reinaugurado nesta quarta-feira (22) às 19h. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), organizou o processo de revitalização do relógio, que é considerado símbolo histórico para Campo Grande. O monumento, e réplica do antigo relógio da Rua 14 de Julho, inaugurado em 1933.

    De acordo com a titular da Sectur, Nilde Brun, a reforma do relógio era um pedido antigo da sociedade. “O relógio é um símbolo importante na história de Campo Grande, especialmente para o centro de nossa cidade”, destaca.

    Nomeação

    A partir de hoje, o relógio passa a chamar Dr. Renato Barbosa de Rezende, médico que foi presidente da comissão que reconstruiu o Relógio Municipal, nas comemorações do Centenário de Campo Grande. A alteração do nome foi colocado em projeto de autoria dos vereadores William Maksoud(PMN), João Rocha (PSDB), João César Mattogrosso (PSDB) e Otávio Trad (PTB). O projeto foi aprovado na Câmara Municipal, em regime de urgência.

    História

    O monumento Relógio Público Municipal, construído no canteiro central na esquina da Avenida Afonso Pena e Calógeras, é uma réplica do antigo relógio da Rua 14 de Julho. O antigo relógio foi inaugurado em 1933, na esquina da Avenida Afonso Pena e Rua 14 de Julho, sendo considerado um monumento símbolo de progresso, ponto de referência de encontros políticos, desfiles cívicos, passeatas, manifestações culturais e de outros gêneros e “footing”.

    Contudo, foi demolido em 1970 pela administração pública municipal devido ao aumento no fluxo de veículos no trânsito na área central. De acordo com o Jornal da Cidade (2000): “no dia 07 de agosto de 1970, o relógio foi demolido em favor do progresso”.

    A reconstrução do monumento foi realizada por iniciativa do Rotary Club de Campo Grande, e viabilizada através do Projeto de Lei n. 4760, de 06 de agosto de 1998. Em 2000 foi construída uma cópia idêntica à original, em alvenaria e com cinco metros de altura; porém o mecanismo de funcionamento do relógio não teve a mesma estrutura da época.

    Conforme publicado pelo Correio do Estado em 1999, “devido à dificuldade de se construir um relógio mecânico, a obra contará com um mecanismo elétrico”. De acordo com o jornal “o mostruário da réplica é o mesmo usado no que foi demolido, sendo que o material ficou guardado num depósito da Prefeitura e foi recuperado. Apenas as engrenagens são novas”.

    O objetivo foi reconstruir um símbolo de significados diversos, além de homenagear o centenário de Campo Grande e comemorar os 60 anos do Rotary Club de Campo Grande.

    Frase que consta no pé do relógio: “De Volta aos Bons Tempos – Resgatar a história é preservar a realidade do homem. Com o relógio, retornam as memórias de uma época notável, testemunhas imparciais que iluminam as verdades e mudanças da vida”. 16 de junho de 2000.

    Valor Artístico: o monumento tem valor artístico, pois tem características estilísticas de um período, o ArtDéco, e destaca-se quando comparado a outros exemplares no Estado, como é o caso do Relógio de Três Lagoas, ainda conservado, e o de Corumbá, já demolido.

    Fonte: CE
    Por: BRUNA AQUINO *Com informações da assessoria


    Imprimir