Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/08/2018

    CASSEMS| Hipertensos recebem orientações de alimentação na ‘Cozinha Experimental’

    Foto: Messias Ferreira
    Aconteceu, na noite da última terça-feira (07), mais um curso do programa de prevenção “Cozinha Experimental”. Dessa vez, o tema foi Cuidando do Hipertenso e ofereceu receitas que ajudam no controle da hipertensão. A Cozinha foi criada em 2012, em Campo Grande, e, desde o ano passado, também é realizado em Dourados. Na Capital, os cursos acontecem na Rua Abrão Júlio Rahe, 97, e em Dourados, na Rua Onófre Pereira de Matos, 5534-5644, no Jardim Climax. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584, Campo Grande, e (67) 3033-8350, Dourados. O valor da inscrição é de R$ 30,00.

    Silvana de Fátima participou de todos os cursos da Cozinha neste ano e ela leva para casa tudo que aprende com o programa de prevenção. “Faz muito tempo que eu gostaria de fazer esse curso, mas eu morava no interior e agora que moro em Campo Grande eu faço todos. Nesse ano eu participei de todos e uso em casa todas as dicas que recebo aqui”, afirma.

    Já Terezinha Ferreira participou da Cozinha Experimental pela primeira vez e acredita que as dicas que aprendeu no curso vão ajudar a melhorar a sua alimentação. “Eu queria fazer esse curso já há algum tempo, mas não dava certo, até que minha filha me inscreveu para esse de hipertenso. Achei muito bom e vai me ajudar a mudar a alimentação e melhorar a saúde”, conta.

    A nutricionista e coordenadora da “Cozinha Experimental”, Melissa de Andrade, explica que alguns alimentos são ótimos para eliminar o sódio do organismo. 

    “A gente busca orientar os beneficiários sobre uma maneira mais saudável de se alimentar, onde a gente estimula o consumo de alimentos mais naturais e de alguns alimentos que ajudam no controle da hipertensão, como alimentos ricos em ômega 3, amêndoas e nozes, leites e derivados porque o cálcio ajuda a diminuir a pressão arterial e alimentos ricos em potássio que ajudam na eliminação do sódio. Então, as receitas de hoje vão introduzir alimentos que ajudam a diminuir a pressão arterial no dia a dia”, pontua.

    Confira a agenda dos cursos da Cozinha Experimental de 2018, para Campo Grande e Dourados:

    Campo Grande 

    - 21/08: Curso de grãos e Leguminosas;

    - 04/09: Alimentação Pré e Pós treino;

    - 02/10: Preparações com frango;

    - 16/10: Lanche escolar, cultivando bons hábitos;

    - 06/11: Cozinha detox;

    - 20/11: Cozinha vegetariana;

    - 04/12: Ceia de Natal e Ano Novo;

    Dourados

    - 14/08: Preparações com frango;

    - 28/08: Curso de grãos e Leguminosas;

    - 11/09: Alimentação Pré e Pós treino;

    - 25/09: Entradas saudáveis e Saladas;

    - 16/10: Lanche escolar, cultivando bons hábitos;

    - 30/10: Cozinha detox;

    - 13/11: Cozinha vegetariana;

    - 27/11: Alimentando quem está à espera: a gestação e suas escolhas alimentares;

    - 04/12: Ceia de Natal e Ano Novo;


    ASSECOM


    Imprimir