CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/08/2018

    Camapuã realiza o primeiro encontro nacional de violeiros


    Intitulado “Na Terra das Monções” o evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de educação, por meio do departamento de cultura e tem como objetivo, buscar o resgate e as tradições, daqueles que por aqui passaram e ajudaram a construir a história de Camapuã.

    Riquíssima em história, a cidade fez parte das missões jesuíticas, nome dado aos padres catequizadores da Companhia de Jesus. Como esta região de vale era habitada por índios Caiapós, os Jesuítas utilizavam a música como meio de aproximação com os indígenas.

    Por aqui os jesuítas fabricavam instrumentos de cordas, dentre eles a Vielle, um instrumento tocado por fricção e maior que as violas que conhecemos hoje. “É esse resgate cultural que estamos propondo com o evento. Mostrar que aqui, a partir dos anos de 1570, já eram fabricados instrumentos de cordas, como a viola e pouca gente sabe disso,” disse Girsel Lima de Assis, Diretor de Cultura de Camapuã.

    O Catira, uma dança típica desta região, também tem berço histórico. Relatos afirmam que escravos, juntamente com os índios, dançavam uma música diferente, com o bater das mãos e dos pés. Com o passar dos anos e das gerações, a dança foi evoluindo, mas não deixou de manter a sua essência. O catira chama a atenção de quem assiste, tanto pelos passos dos dançarinos, como pelo toque da viola caipira. Famílias tradicionais, como os Malaquias, Manteneses e Clemente, mantém viva nos dias atuais, a cultura do catira.

    O primeiro encontro nacional dos violeiros, na terra das monções, acontecerá dia 11 de agosto em Camapuã e, terá apresentações de duplas sertanejas, somente com viola e violão. Dentre os artistas, estarão se apresentando Cacique e Pajé, a dupla mais velha em atividade no cenário nacional, além de Rodrigo Matos e Praiano, João Lucas e Walter Filho, Delley e Dorivan, Rodrigo matos e Praiano, Os Considerados do Catira (principal grupo de catira do Brasil) e uma participação especial, sem custo para o evento, da dupla Camapuanense Luis Goiano e Girsel da Viola.

    O evento que tem entrada franca, é uma realização da Prefeitura de Camapuã, com o apoio da Fundação de Cultura do MS.


    ASSECOM


    Imprimir