CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/08/2018

    BATAGUASSU| Distrito de Nova Porto XV celebra Festa de Nossa Senhora dos Navegantes


    Foto: Micael Nunes
    A Comissão Organizadora da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes realizada no Distrito de Nova Porto XV há 70 anos está concluindo os preparativos do evento, que tem início neste sábado, dia 11 de agosto.

    O subprefeito do Distrito, Jaime Aragão, comenta que a montagem das estruturas de tendas e barracas onde serão desenvolvidas a tradicional quermesse com praça de alimentação e os shows musicais prosseguem em andamento.

    Este ano, Aragão explica que a festa será desenvolvida na área do Centro Esportivo e de Lazer (CEL) “Odenir da Guia Rodrigues”, obra inaugurada no ano passado pelo município, próximo ao antigo salão comunitário da festa, com intuito de acomodar melhor o público do município e região que prestigiará o evento. “Estamos preparando uma grande festa. O evento em Nova Porto XV é tradicional e desde já convidamos a todos para celebrarem conosco essa importante data religiosa”, destacou o subprefeito.

    PROGRAMAÇÃO CULTURAL

    A abertura oficial da programação cultural da festa tem início neste sábado, dia 11 de agosto, com show da banda Tchê Balanço, a partir das 23 horas (horário de Brasília). No domingo, dia 12 de agosto, haverá show da Banda Chamego Bom a partir das 22 horas. Antes, no período da tarde, haverá bingo com início às 14 horas (horário de Brasília).

    Na segunda-feira, dia 13, a dupla Everton e Gustavo animam a terceira noite de festa e na véspera do feriado, dia 14, a banda Poerão faz o show principal do evento. Haverá queima de fogos por volta da meia noite em comemoração a Nossa Senhora dos Navegantes.
    Foto: Micael Nunes
    Além dos shows, haverá a tradicional quermesse durante todos os dias de festa, com praça de alimentação e brinquedos a disposição do público presente. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Centro Cultural de Bataguassu e unidades escolares do Distrito de Nova Porto XV também estará com a exposição “Memorial de Nossa Senhora dos Navegantes”, destacando os aspectos históricos e culturais do Distrito com relação à festa.

    PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

    De acordo com a Paróquia São João Batista, a programação religiosa em comemoração à Nossa Senhora dos Navegantes tem início dia 12 de agosto, domingo, com tríduo na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes que prossegue até dia 14, com celebrações sempre às 19h30 (horário Brasília).

    No dia 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, às 7 horas (horário de Brasília), haverá procissão da capela até o píer do Distrito de Nova Porto XV de onde partirá a embarcação que levará a Santa rumo à Presidente Epitácio (SP). Dentro do barco Odisseia – responsável pelo transporte fluvial de em torno de 500 fieis, será celebrada a Santa Missa em ação de graças à Nossa Senhora dos Navegantes, às 7h30 (horário de Brasília).

    Por volta das 8h30 (horário Brasília), a procissão fluvial parte de Nova Porto XV com destino à Presidente Epitácio (SP), transportando fieis, andores de demais Santos, padres e outras autoridades de Bataguassu e Nova Porto XV até Presidente Epitácio, de onde seguirão em procissão até a Capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Porto Tibiriçá, para participar da missa campal, que será realizada a partir das 10 horas (horário Brasília).

    Ao final da celebração, os fieis retornarão com a Santa em procissão até o píer epitaciano e de lá, partem com a embarcação rumo Nova Porto XV. Chegando ao Distrito de Nova Porto XV, haverá almoço festivo e apresentações culturais no decorrer do dia.

    A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma realização da Comunidade de Nova Porto XV, Comunidade Católica de Nova Porto XV, Prefeitura de Bataguassu, através da Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV e Câmara de Vereadores.

    ASSECOM


    Imprimir