CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    24/07/2018

    Senai promove quinta-feira em Corumbá workshop sobre energia fotovoltaica e NR 12

    ©Divulgação
    O Senai promove, nesta quinta-feira (26/07), às 19 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, localizada na Rua Delamare, 1.088, no centro da cidade, o “Workshop Empresarial sobre Energia Fotovoltaica e NR 12”, que tem como objetivo falar a respeito das novas alternativas para baratear a conta de luz e como garantir que as máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. O evento conta com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e do Sicredi/MS e apoio dos sindicatos industriais Sindiecol, Simec, Sindicom, Sindivesc e Siaco.

    Segundo o consultor em comercialização de energia do Senai Empresa, Sebastião Dussel, as empresas têm interesse de investir em energia renovável para reduzir os custos e, consequentemente, aumentar a competitividade. “Entre as principais vantagens para se instalar as placas de energia fotovoltaica, a maior delas é a queda brusca nos valores. Além disso, hoje a instalação é mais fácil e mais rápida. Também é importante levar em consideração elevada carga tributária cobrada na fatura de energia elétrica e as mudanças constantes na política tarifária. Isso tudo sem falar na questão da responsabilidade ambiental”, destacou.

    Ele reforça que o interesse sobre novas alternativas que ajudem a baratear a conta de energia elétrica é algo que vem crescendo muito. “Nos últimos anos houve um ‘boom’ na implantação de plantas fotovoltaicas, gerando 20 mil novos empregos diretos e indiretos em todo o Brasil. E a expectativa para 2018 é um crescimento de 30% em relação a esse número”, comentou, completando que o Senai Empresa oferece em seu portfólio o PSGE (Programa Senai de Gestão Energética), que tem como objetivo apoiar a indústria para reduzir seus custos com energia elétrica, atuando no contrato de fornecimento com a distribuidora regional na implantação de projetos de eficiência energética, no apoio à migração para o mercado livre e nos estudos para geração total ou parcial da energia elétrica consumida pela indústria.
    ©Divulgação
    Já o coordenador do programa de manutenção industrial do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto, falará sobre a NR 12, que é uma norma regulamentadora responsável por definir referencias técnicas, princípios e medidas de proteção que venham garantir a saúde e integridade física dos colaboradores das empresas. “A NR 12 estabelece riscos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, envolvendo as fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos”, pontuou.

    Ele acrescenta que o objetivo é conscientizar e contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho em máquinas e equipamentos na indústria e no campo, considerando que boa parte da mão de obra brasileira trabalha diariamente com algum tipo de máquina ou equipamento”, explicou.

    Serviço - Mais informações pelo 0800 7070 745.

    ASSECOM


    Imprimir