CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/07/2018

    Medidas para amenizar o tempo seco

    ©Ilustração
    Na capital, não chove há 38 dias e a previsão para esta quinta e sexta-feira (19 e 20) é que os percentuais de umidade do ar variem entre 23% a tarde e 45% de manhã, além da temperatura, ficando entre 19° e 32°C. 

    De acordo com a previsão da UNIDERP, essa massa de ar seco seguirá atuando na capital durante todo o mês. Nesse período, o tempo será marcado por predomínio de sol entre poucas a nenhuma nuvem, sem previsão de chuva.

    Por isso, a qualidade do ar pode ficar ainda mais prejudicada, provocando sintomas como olhos irritados, boca seca e até dificuldades em respirar. Confira abaixo algumas informações para amenizar esses sintomas, sabendo principalmente que as orientações dos médicos são as melhores opções de saúde, no entanto os itens abaixo podem ajudar:

    1) Beba muito líquido - Parece um conselho óbvio, mas durante essa época do ano, o corpo perde muito líquido e se manter hidratado é essencial. Para conservar a reposição de líquido no organismo, vale apelar para água filtrada, de coco e até sucos naturais. Os médicos recomendam beber cerca de 2,5 litros por dia que corresponde a cinco copos diários.

    2) Cuide da pele - A pele também sente os efeitos do tempo seco, portanto, é necessário abusar dos protetores solares com FPS elevados e hidratantes corporais. A mesma coisa vale para os lábios. Mantenha os protetores labiais e a manteiga de cacau sempre à mão. Isso vai ajudar a amenizar os sintomas de ressecamento.

    3) Mantenha a casa livre de poeiras - É importante manter a casa limpa, arejada e livre de poeira para evitar os males causados pelo tempo seco, principalmente se os moradores possuírem algum tipo de doença alérgica (que pode ser agravada nessa situação). Para isso, não deixe de passar panos bem molhados no chão e tirar a poeira dos móveis e estofados.

    4) Umidifique o ar - Isso pode ser feito tanto com uso de umidificadores elétricos e por meio de toalhas molhadas ou (baldes e bacias cheias de água espalhadas pelo ambiente, pouco ajudam) ventiladores acoplados a umidificadores, com janelas abertas, inclusive na hora de dormir.

    5) Os olhos necessitam de atenção - É muito comum que olhos fiquem irritados. Para evitar esse incômodo, utilize colírios ou soro fisiológico, para manter a lubrificação.

    6) Evite esforços físicos - As atividades físicas, geralmente intensas, levam à perda excessiva de água, o que pode provocar efeitos colaterais indesejados. Se tiver que manter estas práticas, faça-os após as 17.00h ou pela manhã antes do nascer do sol. Por isso, é importante evitá-las durante esse período, seja em ambientes fechados ou ao ar livre. Pelo menos durante os horários mais secos do dia, entre o fim da manhã e o início da tarde. 

    7) Prefira alimentos frescos - Alguns alimentos têm a tendência a estragar mais facilmente durante o clima seco. Por isso, prefira artigos frescos ou que possam ser rapidamente consumidos.

    Outras dicas como utilizar o vapor do banho para melhorar a respiração, trocar os cobertores por mantas de algodão e lavar as narinas com soro fisiológico também podem ajudar a manter a qualidade de vida durante o período de baixa umidade do ar. Além disso, use roupas leves, claras e ventiladas. Calças pretas, de difícil ventilação causam micoses, irritações e lesões na pele. Use sabonetes neutros, use o chuveiro na posição verão ou com pouco aquecimento. Não se exponha em trabalhos abertos como prédios de grande altura com sol diretamente ao corpo, as variações de equilíbrio corporal são imprevisíveis.

    Previsão – amanhã - Claro a parcialmente nublado passando a nublado no oeste, sudoeste e sul; demais áreas do estado claro a parcialmente nublado com névoa seca. A umidade do ar permanece abaixo de 30% em todo estado. Temperatura mínima 12 graus em Maracaju e 35 graus em sonora. Campo Grande 19 graus na manha e 33 a tarde.

    Sábado ventos Moderados com Rajadas de 45kmh no sul e sudoeste. Tempo Nublado a parcialmente nublado com névoa úmida ao amanhecer (entre Amambai, sete quedas e Murtinho, ponta Porã e dourados) no oeste, sudoeste e sul do estado. Demais regiões entre campo grande e coxim e três lagoas, parcialmente nublado a claro com névoa seca. Temperaturas mínima de 08 graus em ponta porá, 11 graus em campo grande e Maximas de 22 graus em Maracaju e 26 em campo grande.

    ASSECOM


    Imprimir