CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/07/2018

    Ciaps realiza palestra psicoeducativa sobre estresse na próxima semana

    Palestra faz parte de ciclo de debates que é realizado durante todo o ano

    ©Divulgação
    O Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) da Cassems realiza, na próxima terça-feira (24), mais uma palestra do ciclo de debates realizados anualmente no Centro. Dessa vez, o tema será “Entendendo o estresse: sintomas, causas e efeitos”, que busca oferecer aos beneficiários conhecimentos mais específicos sobre o assunto. É o segundo ano consecutivo que o Ciaps realiza, gratuitamente, esse ciclo de debates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3325-9610.

    Além das palestras psicoeducativas, o Ciaps também realiza psicoterapias em grupo. A coordenadora do setor de Psicologia da Cassems, Adriana Suzuki, explica que a ideia de oferecer essas ações nasceu junto com necessidade de criar o Ciaps.

    “A ideia da psicoterapia em grupo veio junto com a criação do Ciaps. Quando se pensou em um centro integrado, houve um estudo das necessidades dos beneficiários e percebemos que havia muitos que gostariam de realizar esse tipo de tratamento concomitante à psicoterapia individual ou como opção de tratamento psicológico. O objetivo é formar grupos psicoterapêuticos, visando o cuidado diferenciado aos beneficiários que buscam apoio com queixas voltadas ao sofrimento psíquico, trabalhando com indivíduos com queixas semelhantes, promovendo interação social, diminuição do sofrimento através da escuta, fortalecendo as relações humanas e relações interpessoais, entre outros”, avalia.

    Segundo levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, o estresse afeta cerca de 90% da população mundial, sendo associado ao desenvolvimento de variadas doenças, como câncer, depressão, diabetes e hipertensão. De acordo com neuropsicóloga Evelyn Gaspar Balbino, o estresse acontece, geralmente, quando a pessoa precisa se adaptar a uma determinada situação que envolva esforço emocional.

    “O estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais. Sua ocorrência é relacionada à necessidade de uma grande adaptação a uma determinada situação ou a um acontecimento, geralmente quando nós precisamos lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. As situações que causam estresse podem ser tanto positivas quanto negativas. Muitas mudanças na vida, principalmente simultâneas, mesmo que para melhor, podem ter um efeito somatório de produzir estresse. Se a causa do estresse é eliminada logo, a pessoa retorna o seu equilíbrio, sem apresentar nenhum problema. Mas, se o estresse continua presente por tempo indeterminado, inicia-se uma sensação de desgaste e cansaço, podendo causar até dificuldade de memória. Posteriormente, se a pessoa continua sem recursos para lidar, resistir ou se adaptar ao fator estressor, ocorre seu enfraquecimento e o processo de adoecimento se inicia”, afirma.

    A neuropiscóloga explica ainda que, para se prevenir do estresse, a pessoa deve buscar uma melhor qualidade de vida aliada a atitudes e pensamentos positivos. “É fato que ninguém consegue passar pela vida sem viver situações que gerem estresse, entretanto, o ideal é aprender a gerenciar, de modo eficiente, com o conhecimento sobre as fases do estresse e autoconhecimento sobre seus recursos cognitivos para lidar e adaptar-se. E, ao pensarmos no que é mais importante, como nos proteger do estresse excessivo, as principais recomendações resumem-se aos cuidados com a alimentação, buscar atividades que propiciem relaxamento, realizar atividade física, cuidar para manter uma estabilidade emocional e procurar priorizar sua qualidade de vida. Uma dica valiosa: manter pensamento e atitude positiva diante dos acontecimentos da vida, principalmente com as mudanças, buscando também ver o lado bom das situações, é uma atitude básica diária capaz de aliviar o estresse”, finaliza.

    Palestras Psicoeducativas

    As palestras psicoeducativas iniciaram em setembro de 2016 com o tema “Ansiedade” e, desde então, são promovidas mensalmente no período vespertino. Já foram realizadas nove palestras e, para este ano, o cronograma está elaborado até dezembro, sempre com temas relevantes aos beneficiários. A ideia inicial é oferecer um cronograma novo, com novas palestras, a cada ano, visando aumentar a participação dos pacientes, e seus familiares, do Ciaps. As palestras são gratuitas, sendo disponibilizadas 15 vagas para cada uma.

    Psicoterapia em Grupo 

    São grupos terapêuticos formados por pessoas com problemas emocionais semelhantes, onde um psicólogo mediador conduz as reuniões. Essa técnica utiliza a interação entre seus membros para promover o bem-estar e qualidade de vida aos indivíduos participantes. Com a terapia grupal é possível trabalhar diferentes aspectos, visando promover alivio dos indivíduos.

    Os encontros promovem alento e segurança aos seus integrantes, pois, através da troca de informações que há entre o grupo, descobre-se que outras pessoas passam por problemas e angústias semelhantes. Com esta interação é possível que aconteçam ideias para enfrentamento dos problemas trabalhados, pois a dinâmica do tratamento facilita o compartilhamento de experiências, contribuindo para o desenvolvimento pessoal dos demais participantes.

    Confira a programação das próximas palestras psicoeducativas para 2018:

    - 24 de julho – Entendendo o estresse: sintomas, causas e efeitos.

    - 21 de agosto – Compreendendo a esquizofrenia. Como conviver e tratar?

    - 18 de setembro – Compreendendo a depressão: como prevenir ou tratar?

    - 23 de outubro – Transtornos alimentares e obesidade: como prevenir ou tratar?

    - 20 de novembro – Compreendendo os transtornos de ansiedade: síndrome do pânico.

    - 11 de dezembro – Envelhecimento saudável x patológico: orientações de prevenção e tratamentos.

    ASSECOM


    Imprimir