CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/06/2018

    Presidente da Comissão de Saúde, Dr. Paulo Siufi assina convênio com farmacêuticos magistrais

    A Anfarmag dará apoio técnico e orientações à Comissão de Saúde no sentido de regulamentar projetos que envolvam a área

    ©Luciana Nassar 
    O presidente da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dr. Paulo Siufi (MDB), assinou convênio de cooperação mútua com a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Regional de Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta-feira, 28, no plenarinho da Assembleia Legislativa. Objetivo é aprimorar as análises de mérito dos projetos de lei que tramitarem na Casa que sejam ligados à área da saúde.

    Conforme Dr. Paulo Siufi, a Anfarmag dará apoio técnico e orientações à Comissão de Saúde no sentido de regulamentar projetos que envolvam a área farmacêutica de magistratura ou que sejam de interesse desses profissionais. “Firmamos um convênio semelhante com o Conselho Regional de Farmácia, o que abriu um leque para que a saúde tivesse voz na Assembleia. Agora, com a parceria dos farmacêuticos magistrais, temos certeza de que teremos maior embasamento científico na hora da votação dos projetos, que muitas das vezes são votados de forma política, uma vez que somos uma Casa de parlamentares plurais, de diversas formações e profissões”, garantiu Siufi.

    Em contrapartida, caso cheguem informações sobre irregularidades praticadas à Comissão de Saúde da ALMS, esta irá comunicar a Associação para tomar as providências legais. A colaboração mútua também permitirá a realização conjunta de palestras, cursos, seminários, permuta de material bibliográfico e promoção de outras atividades relacionadas.

    “As farmácias de magistratura, conhecidas popularmente como ‘farmácias de manipulação’, são imprescindíveis para a boa saúde da população, porque lá se elaboram medicamentos e insumos, produzidos na dose correta, com volume do produto adequado, para que não haja o descarte desnecessário e incorreto, nem a superdosagem ou até a automedicação quando sobram medicamentos”, explicou o parlamentar sobre a importância da atuação das farmácias magistrais.

    A presidente regional da Anfarmag, Márcia Paula Ribeiro Arão, destacou o trabalho legislativo para o reconhecimento das farmácias de medicamentos manipulados e agradeceu o apoio do presidente da Comissão de Saúde. “A abertura e o apoio que a Assembleia está dando, sobretudo o deputado Dr. Paulo Siufi, para o setor farmacêutico é ímpar. Com a ajuda do legislativo, poderemos construir um estado cada vez melhor no âmbito da saúde da população. Essa parceria está juntando forças, e o exemplo que o deputado está dando hoje deixará um legado”, afirmou.

    Como primeiro ato da cooperação, Márcia Arão entregou uma proposta para que o deputado Dr. Paulo Siufi possa elaborar um projeto de lei a ser encaminhado para análise e votação. “A Anfarmag quer honrar esse acordo e, como prova disso, estou apresentando uma proposta para que os serviços farmacêuticos englobem também os da farmácia de manipulação, que hoje não estão incluídos”, solicitou. Em seguida, Siufi informou que dará andamento à demanda. “Eu e minha equipe vamos nos debruçar na análise dessa proposta para sua tramitação na Casa”, assegurou o parlamentar.

    O presidente do Conselho de Administração da Anfarmag Nacional, Adolfo Moacir Cabral Filho, enfatizou a atuação de Siufi como legislador. “Parabenizo o deputado por nos dar a oportunidade de interferir nos projetos da Assembleia através da nossa força de trabalho e do nosso conhecimento. Vejo no deputado um líder, e o que mais o Brasil carece é de lideranças capazes de representar as ânsias do seu povo”, agradeceu o conselheiro.

    Em sua explanação, a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRFMS), Kelle Slavec, também agradeceu o apoio junto aos farmacêuticos. “Gostaria de destacar que o presidente da Comissão de Saúde também é médico-farmacêutico e não tem medido esforços para se somar a nós nas causas que beneficiam não só os profissionais, como também toda a população, pois tratam essencialmente da saúde”.

    Representando a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a integrante da Câmara Técnica Farmacêutica do Ministério da Saúde, Natália Dantas, ressaltou a importância do convênio. “Com a formulação das farmácias magistrais, a disponibilização de medicamentos no Sistema Único de Saúde será mais eficaz, por exemplo, na questão da formulação pediátrica, que enfrenta dificuldades de individualização pela falta de interesse das indústrias químicas. Por isso, sabemos da relevância dessa assinatura e a Secretaria de Saúde está à disposição para colocar novos projetos em prática”, declarou.

    Participaram da assinatura do convênio de cooperação mútua a vice-presidente da Anfarmag Regional MS, Márcia Beatriz Benitez Feres, o vice-presidente Ademir Valério da Silva e o conselheiro Ivan da Gama, ambos do Conselho de Administração da Anfarmag Nacional, e o médico-ortopedista Dr. Michel Ghosn, membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. O convênio entra em vigor na data de hoje, com vigência até o final deste ano.

    Fonte: ASSECOM
    Por: Adriana Viana


    Imprimir