CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/06/2018

    Brasil conquista título da Global Cup de montarias em touros

    Torneio ocorreu na Austrália durante os dias 9 e 10 e reuniu equipes da Austrália, Brasil, Canadá, México e Estados Unidos

    Seleção Brasileira de Montarias em Touros campeã da Global Cup 2018. Da esquerda para direita: Guilherme Marchi, Dener Barbosa, Cláudio Montanha Jr., Kaique Pacheco, Renato Nunes (técnico), José Vitor Leme, Luciano de Castro, Ramon de Lima e Eduardo Aparecido ©Elise Derwin / PBR Austrália
    É campeão! O grito que estava preso na garganta soou pelo Qudos Bank Arena neste domingo, 10 de junho, durante o anúncio de que a Seleção Brasileira de montarias em touros conquistava o título da Global Cup, torneio realizado pela PBR (Professional Bull Riders) na Austrália.

    A seleção foi uma mistura de jovens talentos e experientes competidores. Entre os convocados, sete competidores que estão entre os 10 melhores do mundo neste momento, como Kaique Pacheco, Cláudio Montanha Jr, Ramon de Lima, Luciano de Castro, Eduardo Aparecido, José Vitor Leme e Dener Barbosa.
     ©Elise Derwin / PBR Austrália

    Os novatos contaram com o apoio de dois campeões mundiais. O primeiro, Guilherme Marchi, melhor do mundo em 2008 e um dos convocados. O outro era Renato Nunes, campeão mundial em 2010, e o responsável pelo direcionamento da equipe durante a Global Cup.

    “Estou muito feliz por essa vitória. Tivemos uma equipe consistente e dedicada”, comentou o técnico Renato Nunes.

    Kaique Pacheco, líder do mundial, foi eleito o melhor competidor da Global Cup. “Eu não pensei no título individual. Eu só queria ajudar minha equipe, que está aqui representando o nosso país”, comentou Pacheco.

    Final

    Team Brasil – 1006,5 pontos;

    Team Austrália – 1005,75 pontos;

    Team Canadá – 986,75 pontos;

    Team EUA – 924,00 pontos;

    Team México – 501,25 pontos;

    Pontuações

    Eduardo Aparecido x Stir Crazy – 84,25 pontos;

    Dener Barbosa x Bad Chill – sem pontos;

    Ramon de Lima x Buckaroo – sem pontos;

    Luciano De Castro x Buck – 83,25 pontos;

    Jose Vitor Leme x Earth Bound – 84 pontos;

    Claudio Montanha Jr. x Bee Sting – 85,50 pontos;

    Round bônus

    Kaique Pacheco x Rodeo Blues – 85 pontos;

    Luciano de Castro x Rock the House – 82,00 pontos;

    Global Cup

    A Global Cup ocorreu nos dias 9 e 10 de junho, em Sydney, na Austrália. O campeonato é organizado pela PBR (Professional Bull Riders) e reúne cinco países: Brasil, Estados Unidos, México, Canadá e Austrália.

    Cada país entra na competição com sete atletas e conta ainda com um alternate (reserva). Exceto o país sede, que pode competir com 14 atletas, escolhendo as sete melhores notas dentre as apresentações.

    Durante dois dias os times se enfrentam, cada montaria pode receber até 100 pontos, e para conquistar essa pontuação os juízes avaliam a técnica do atleta e o desempenho do touro. A quantidade de pontos acumulados por cada equipe define o país vencedor da Copa.

    Time Brasileiro

    O atual líder do ranking mundial, Kaique Pacheco, é um dos destaques do time. Conquistou o segundo lugar mundial por dois anos seguidos e neste e ano é um dos atletas com mais chances de alcançar o título.

    Cláudio Montanha Junior é o segundo colocado no ranking mundial e está com apenas 239.17 pontos atrás do atual líder, ele tem um aproveitamento de 47, 76% e também é um dos atletas de destaque da competição.

    O acreano Ramon de Lima está na terceira posição da lista mundial, possui um aproveitamento de 50,79% e 2475 pontos, 395 pontos a menos que o líder.

    Luciano Henrique de Castro foi o primeiro atleta a conquistar três títulos em uma final. Em 2015 o atleta foi Campeão Nacional, Campeão da Etapa e conquistou o prêmio de Revelação do ano, tudo em um único dia. Luciano atualmente está na quinta posição do ranking com um aproveitamento de 51,06% e já acumulou 1987.5 pontos mundiais.

    Campeão Brasileiro em 2017, José Vitor Leme também conquistou três títulos como Luciano de Castro e ainda, no mesmo ano, ganhou o Rookie of The Year (Revelação do Ano) nos Estados Unidos. Leme está na sexta colocação do ranking e tem um aproveitamento de 50%.

    Eduardo Aparecido é o sétimo colocado no mundial, ele foi selecionado para compor o time brasileiro durante a temporada de 2017, pelo seu desempenho.

    Apesar de estar lesionado na data da convocação, Dener Barbosa foi uma das apostas do técnico Renato Nunes. O competidor foi campeão brasileiro em 2016 e possui um aproveitamento de 71,05% nesta temporada. Mesmo afastado, Dener continuou entre os melhores do mundo e atualmente ocupa a 10ª colocação mundial.

    E para completar a seleção o campeão mundial de 2008, Guilherme Marchi. Ele é o atleta mais experiente do time e foi convocado pelo técnico para ser o alternate. Caso alguém se lesione durante a competição, Guilherme irá assumir o seu lugar.

    A PBR

    Fundada em 1992, a PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália. A empresa foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram no sonho em comum e o tornaram realidade.

    Hoje, as transmissões da PBR atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo e levam milhões de pessoas nas 250 etapas por onde passa no mundo, como em Las Vegas, nos Estados Unidos, e Barretos, no Brasil.

    O mundial da categoria é o 25th PBR: Unleash The Beast, responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo o Estados Unidos disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$ 1 milhão de dólares.

    No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e rodeios nessas regiões. Atualmente, possui um programa especial dedicado ao esporte nos canais Terraviva, com transmissão inédita aos sábados, às 20h, e no BandSports, inédito aos domingos, às 8h.

    Por: Jorge Cardoso


    Imprimir