Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/06/2018

    BATAGUASSU| Secretárias municipais participam do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Costa Leste em Três Lagoas

    ©Divulgação 
    As secretárias municipais de Educação e Cultura, Regina Duarte de Barros Dovale e de Saúde, Maria Angélica Benetasso além de servidores das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente participaram na última quinta-feira, dia 7 de junho, às 19 horas (horário MS), no auditório do Sesi, em Três Lagoas, do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Região Costa Leste, ação do movimento Integra Costa Leste e do Sebrae/MS.

    O documento é resultado dos trabalhos que tiveram início há pouco mais de um ano, com a implementação do programa Lideranças para o Desenvolvimento Regional (LIDER) na região.
    ©Divulgação
    Durante o evento, o superintendente do SEBRAE/MS, Cláudio Mendonça destacou que quatro eixos foram considerados prioritários para traçar o planejamento e executar ações de desenvolvimento pelo grupo e demais voluntários nos próximos anos. São eles: educação, saúde, turismo e dinamismo econômico.

    Conforme explanação, no setor de Saúde, visa-se uma governança conjunta, por meio da organização e do planejamento dos recursos na região. São foco as seguintes ações neste setor: apoiar a ampliação do Programa Saúde em Família; estabelecer padronização de insumos e serviços demandados para o setor público; priorizar a regionalização de serviços e especialidades médicas e clínicas; auxiliar na criação de uma base de dados epidemiológica; e implementar um prontuário eletrônico.

    Já no eixo da Educação, os objetivos são aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos 11 municípios que compõem a região; promover a formação e valorização dos professores; incentivar a Educação Empreendedora; promover a integração entre a escola e a comunidade; e implantar uma governança cooperativa da educação.

    No setor de Turismo, as ações previstas no plano pretendem consolidar a cadeia produtiva de negócios, com o apoio ao aumento de eventos do segmento na região; além da profissionalização da infraestrutura e atendimento de hotéis, restaurantes e meios de transportes para turistas, com uma atenção especial aos empreendimentos instalados às margens do rio; uma forma de fomentar e consolidar o turismo de balneários, náuticos e pesca esportiva. Promover a roteirização turística da região é também prioridade do plano.

    Já no eixo Dinamismo Econômico, o Plano de Desenvolvimento da Costa Leste prevê ações para identificar e estimular o adensamento das cadeias produtivas, impulsionando a vocação econômica dos municípios; e promover os potenciais energéticos e intermodais, além do uso racional dos recursos naturais hídricos, minerais e florestais.

    ASSECOM


    Imprimir

    RECENTES

    POLÍTICA

    CONCURSOS