CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/05/2018

    TRÊS LAGOAS| Diretores das Unidades Educacionais da REME recebem formação sobre a BNCC

    Encontro teve o objetivo debater sobre o documento da Base Nacional Comum Curricular que deverá nortear as propostas curriculares das redes públicas e privadas de todo país

    ©Divulgação
    A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas realizou na última quarta-feira (09), no Plenarinho da Câmara Municipal, formação sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Aproximadamente 45 diretores das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino (REME) participaram do encontro.

    Segundo a Diretora Educacional e Pedagógica e, representante legal da formação dos profissionais da Educação no que se refere à implantação da BNCC na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas, Angela Maria Brito, “o encontro foi a primeira etapa deste trabalho que realizaremos durante todo o ano preparando nossos profissionais para mais esse desafio que é, a partir da BNCC, rediscutir e reelaborar a proposta curricular da REME”, disse.

    Além dos gestores atendidos no Plenarinho, técnicos da Secretaria de Educação, Departamento Pedagógico, Departamento de Inspeção e Central de Matrículas já passaram por esta formação que tem por objetivo orientar os profissionais sobre os passos que deverão ser seguidos, os conteúdos a serem estudados, para a implantação da Base na REME. O próximo segmento da escola a ser contemplado serão os especialistas em educação e professores coordenadores. “Os especialistas em educação e professores coordenadores serão os formadores e impulsionadores do processo de debate e estudos junto aos professores e demais servidores das escolas”, explicou Angela. 

    BNCC

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, com a elaboração e implementação de currículos das redes públicas, privadas, urbanas e rurais. Desta forma, a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil, contribuindo para promover a equidade educacional.

    Segundo a Diretora Educacional e Pedagógica, a coordenação geral do processo de implantação da Base em Mato Grosso do Sul é da Secretaria de Estado de Educação e sua representante legal na coordenadoria Regional de Educação, para a região de Três Lagoas é a professora Bruna Tiago Almeida.

    A professora e diretora Angela Brito informou ainda que outros encontros serão realizados para, por meio de sessões de estudos e debates, contribuir com a construção de um documento, que ao ser aplicado no chão da escola, possa cumprir sua finalidade primeira – a aprendizagem dos alunos. O documento – Proposta Curricular – deverá estar pronto em 2019 para ser aplicado nas escolas no início de 2020.

    Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

    A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades, que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base Curricular soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    ASSECOM
    Imprimir