CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/05/2018

    Novo golpe do WhatsApp oferece lista falsa de postos de combustíveis

    Mais de 60 mil usuários do WhatsApp já teriam caído no golpe em menos de 24 horas

    ©antonbe/Pixabay
    A intensa procura por combustíveis desde a semana passada, devido à greve dos caminhoneiros e a interrupção de diversos serviços em todo o Brasil, tem sido explorado por golpistas nas redes sociais. É o caso da falsa lista de postos que vem circulando no WhatsApp, com nomes de estabelecimentos que teriam etanol e gasolina à venda em meio à escassez.

    Mais de 60 mil usuários do WhatsApp já teriam caído no golpe em menos de 24 horas. De acordo com o jornal Extra, os contatos clicam em um site falso e ficam imediatamente expostos a ataques cibernéticos.

    A mensagem que circula na rede social traz um link encurtado, que atrai os usuários à falsa relação de postos de combustíveis, de acordo com a empresa de segurança virtual Kaspersky Lab. "Aqui esta a lista dos postos que receberão gasolina hoje, confira", diz a mensagem. Ao clicar no link, o usuário é levado a indicar a cidade e o estado em que vive como condição para acessar as informações da falsa lista.

    Após preencher a localização, o internauta também deve compartilhar o link com a sua lista de contatos do WhatsApp. Em seguida, acaba sendo redirecionado para sites de propagandas e serviços pagos e para apps maliciosos, que podem danificar os smartphones. O lucro para os golpistas viria das milhares de visualizações alcançadas nos sites de publicidade e nas instalações dos aplicativos sugeridos.

    NAOM


    Imprimir