CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/05/2018

    CORUMBÁ| Ação Global atrai 4,9 mil pessoas e faz 14,7 mil atendimentos

    ©Divulgação
    A edição 2018 da Ação Global, realizada neste sábado (26/05) em Corumbá (MS), pelo Sesi e Rede Globo, por meio da afiliada TV Morena, atraiu 4.971 pessoas e fez 14.743 atendimentos nas áreas de educação, saúde, cidadania e lazer, além do sorteio de 20 bicicletas entre o público presente. O evento, que começou às 8 horas e terminou às 15 horas, foi promovido na Praça da Nova Corumbá, localizada na Rua Paraíba, entre as ruas José Frageli e Ciriáco de Tolêdo, no Bairro Nova Corumbá, no município.
    ©Divulgação  
    Segundo o 3º vice-presidente regional da Fiems, Lourival Vieira Costa, a Ação Global contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população de Corumbá. “Esse é um evento fundamental para o trabalhador e essa parceria do Sesi com a TV Globo promoveu uma ação na cidade que disponibilizou vários serviços. Em 2016, nós tivemos mais de 7 mil pessoas e 20 mil atendimentos, enquanto em Campo Grande foram 4 mil pessoas. Então veja que a nossa população realmente aderiu e a Fiems acertou em trazer a Ação Global para Corumbá”, analisou.

    Para ministro do Trabalho, Helton Yomura, que participou do evento em Corumbá, a data de hoje já é tradicional e, neste ano, foi construída pelo Sistema Indústria em mais de 100 cidades simultaneamente em todo o Brasil. “Estrategicamente, a Ação Global é realizada sempre em maio, que é o mês em que se comemora o Dia da Indústria. Na minha avaliação, as indústrias estão estendendo à sociedade, por meio das ações sociais aqui desenvolvidas, mais um pouco do suor e do sacrifício do trabalhador industrial. Trata-se de um dia de festa e de congraçamento entre os trabalhadores e suas famílias e a comunidade”, afirmou.

    Já na avaliação do prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, a administração municipal e a população estão honrados por receberem mais uma vez a Ação Global. “Estamos felizes por Corumbá ser escolhida para sediar esse grandioso evento, que foi realizada simultaneamente em todo o Brasil, oferecendo serviços de saúde, cidadania, educação e lazer para a população corumbaense”, falou.
    ©Divulgação
    A Ação Global 2018 contou com a participação de 36 entidades parceiras e centenas de voluntários, entre profissionais de órgãos públicos e instituições diversas, formando um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento social e ajudar na transformação da realidade da sociedade, além de oferecer uma série de serviços. Durante o evento, foram oferecidos serviços de cidadania como emissão de 2ª via de certidão de nascimento e carteira do idoso interestadual, orientação jurídica, negociações de débitos junto à Sanesul, corte de cabelo e design de sobrancelha e outros.

    Na área de saúde, teve aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, atendimento odontológico, consultas clínicas, pediátricas e oncológicas para avaliação de câncer de pele, mamografia, coleta de preventivo, coleta de PSA e pequenos procedimentos médicos. Já na parte de educação, o Sesi os parceiros disponibilizaram pintura facial, atividades literárias e teatrais, concurso de desenhos sobre o trânsito, oficina de material reciclável, demonstração mecânica e programação de robótica e apresentação de cursos profissionalizantes.

    População

    O operador de máquinas João Vilaba de Moraes, de 35 anos, chegou cedo à Ação Global para tirar a segunda via da certidão de nascimento. “Faz tempo que perdi e sempre fiquei adiando para fazer a segunda via, porque demanda tempo e para quem trabalha o dia todo é difícil. Então quando soube que aqui teria esse serviço, fiz questão de vir cedo”, disse.

    À espera de atendimento odontológico, a recepcionista Mariceli Oliveira da Silva, de 28 anos, elogiou o Sesi pelo evento. “É muito bom ter tantos serviços num só lugar para toda a população de Corumbá. Eu vim buscar atendimento odontológico, porque conseguir consulta com dentista no posto de saúde leva mais de três meses”, contou.

    Com 61 anos de idade, a dona de casa Josefa Bazan não escondeu a vaidade e afirmou que foi à Ação Global para tirar as sobrancelhas. “A gente tem de se cuidar e acho maravilhoso um evento que pensa não só em trazer serviços de saúde e educação para a população de Corumbá, mas também que melhoram nossa autoestima”, declarou.

    Já o militar da reserva Nilton Pereira, de 66 anos, veio com a esposa Cristina Vilalva, para atualizar os documentos. “Perdemos nossa certidão de nascimento e essa é uma ótima oportunidade para resolvermos isso. Acho que o Sesi e a Globo estão de parabéns por um evento como esse, que traz uma série de serviços para a população”, finalizou.

    ©Divulgação 
    ASSECOM


    Imprimir