CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/04/2018

    Lei do Deputado Dr. Paulo Siufi regulamenta Serviços Clínicos Farmacêuticos

    © Divulgação/ALMS
    Os Serviços Clínicos Farmacêuticos serão regulamentados no Estado de Mato Grosso do Sul. Isso porque foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado, a Lei nº 5.183/18, de autoria do Deputado Dr. Paulo Siufi, que estabelece diretrizes para a regulamentação.

    O farmacêutico especializado em farmácia clínica poderá orientar o cliente com relação ao receituário prescrito sem alterar a prescrição médica, com objetivo de adequar as farmácias clínicas dentro das farmácias do Estado.

    Conforme explicou o deputado Dr. Paulo Siufi, esse profissional irá fazer o acompanhamento, conciliação e revisão farmacoterapêutica. “Quando o paciente chega com a receita médica, o farmacêutico clínico especializado vai informar se o remédio pode causar algum efeito colateral, se pode ser administrado junto a outros que o paciente já esteja fazendo uso”, apontou.

    Farmácia clínica é a área da farmácia voltada à ciência e à prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente.

    O projeto de lei não autoriza o farmacêutico a trocar os medicamentos prescritos. “Deixei isso bem claro no projeto. Ele é mais uma forma de comunicar a população sobre o que ela deve ou não fazer. Isso não vai entrar em colisão com a classe médica. Temos hoje dentro da saúde uma equipe multidisciplinar, formada também por psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos e outros profissionais”, lembrou o deputado.

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir