![]() |
© Divulgação |
Com participação do deputado João Grandão e deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet , foi suspensa a desocupação da Terra Indígena Dourados Amambaipegua I, em Caarapó, ocupada pelos povos pelos povos Guarani e kaiowá.
Em apoio aos indígenas, os parlamentares chegaram ao local na madrugada desta segunda-feira (9) e conversaram com a polícia que estava no local. Ainda pela manhã, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a ordem de reintegração de posse de áreas retomadas pelos indígenas.
Mais de cem policiais, entre militares e federais, estavam prontos para iniciar o despejo. O local é o mesmo onde em 2016 foi assassinado o agente de saúde indígena Clodiodi Aquileu e Souza, além de deixar dezenas de feridos.
A intervenção policial foi determinada pela 1ª Vara da Justiça Federal de Dourados, depois de uma liminar ter sido suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início de 2017. E pela manhã o Tribunal atendeu ao pedido da Funai (Fundação Nacional do Índio) para evitar a deflagração de conflitos.
A fundação já reconhece o território, composto pelos antigos tekoha – territórios originários dos Guarani Kaiowá transformados em fazendas no século 20 -, como propriedade dos indígenas, tendo, inclusive, oficializado a certificação por meio de publicações da imprensa oficial.
Fonte: ASSECOM

