CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/04/2018

    ARTIGO| 5 formas de manter o cérebro ativo e saudável


    Certamente tem conhecimento de algumas dicas para a saúde, como comer menos alimentos ricos em gordura é bom para o seu coração, ou como exercício físico é o ideal para perder peso e se manter em forma. Mas, quão bem informado está sobre como manter o seu cérebro saudável? Algumas atividades foram comprovadas em auxiliar na saúde do nosso cérebro, e tal se baseia no fato de que este órgão deve de ser tratado como um músculo, de tal forma que devemos de o exercitar e desafiar de modo a evitar declínio. Hoje deixamos aqui 5 dicas de como manter o seu cérebro em forma e saudável: 

    1 - Alimentação saudável 

    Muito semelhante a uma dieta ideal para o nosso sistema cardiovascular, uma alimentação rica em vegetais e fruta, e reduzida em gorduras, também é associada com um cérebro saudável. Vitamina B, em particular, é importante para uma boa função cerebral e pode ser encontrada em grãos integrais, vegetais de folha e produtos lacticínios. Alimentos como salmão e nozes são ricos em ômega-3, que também contribui para uma boa atividade cerebral. 

    2 - Ser fisicamente ativo 

    Exercício físico é sempre chave para um estilo de vida mais saudável. O cérebro é capaz de absorver cerca de 20% do oxigênio que circula no nosso sangue, fazendo-o um dos órgãos mais “esfomeados” do corpo humano. Fora de brincadeiras, atividade física está associada com uma redução significativa no risco de demência e da doença de Alzheimer, e alguns estudos ainda mostraram que o exercício frequente pode auxiliar no aumento da massa cerebral e na capacidade de raciocínio. 

    3 - Socialmente ativo 

    Estudos feitos desde os anos 90 sempre provaram que atividade social diminui o risco de demência. Este é um componente importante para um bom estado de saúde em geral, e a verdade é que um grupo social dá uma ideia de propósito e suporte emocional no nosso dia-a-dia. Manter-se em contacto com pessoas de diferentes origens permite-o ter conversas estimulantes sobre diferentes tópicos e interesses. 

    4 - Exercitar o cérebro 

    Isto não significa necessariamente jogar o Sudoku ou outros jogos de estratégia, mas sim trabalhar o seu cérebro de uma forma que ele não está habituado. Os melhores benefícios virão de outros desafios tais como aprender uma nova linguagem ou aprender a tocar um instrumento, pois são tarefas a longo prazo que irão exigir prática do seu cérebro à medida que avança para além de lhe trazer prazer ao conseguir ultrapassar obstáculos. As únicas tarefas negativas para a saúde do seu cérebro são as rotineiras, por isso procure explorar um novo hobby. 

    5 - Lidar com o stress e aprender a relaxar 

    Estudos mostraram que stress crônico aumenta o risco da doença de Alzheimer. Exercícios de meditação e dormir as horas apropriadas por noite já são longos passos para uma melhor saúde do seu cérebro. Por vezes 5 a 10 minutos de relaxamento são tudo o que precisa para reduzir hormonas do stress como cortisol, que são conhecidas por serem de alguma forma perigosas para o cérebro. 

    R.analise

    Imprimir