CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/04/2018

    ANTÔNIO JOÃO| Projeto para implantação do Frigorífico Antônio João é apresentado na Semagro

    Projeto do Frigorífico Antônio João foi apresentado durante audiência nesta sexta-feira na Semagro, em Campo Grande ©Kelly Ventorim 
    O projeto com a proposta de implantação do Frigorífico Antônio João foi apresentado nesta sexta-feira, dia 13, durante reunião na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Participaram da reunião os investidores, Marcelo Celestino e Eduardo Fernandez; a prefeita Márcia Marques e secretários municipais de Antônio João, Afrânio Marques (Governo) e Jayme Schneider (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), e o deputado federal, Fábio Trad. O investimento em infraestrutura previsto somado com os incentivos públicos do município é de R$ 6,6 milhões, sendo que a empresa vai gerar inicialmente 70 empregos diretos, mantendo capital de giro de R$ 26 milhões. 

    O projeto foi elaborado pelo engenheiro especialista na elaboração de projetos executivos de plantas frigoríficas, Ricardo Briso, prevendo chão de fábrica de 2.088 metros quadrados mais anexos, totalizando 2.600 metros quadrados de construção em uma área industrial de 20 hectares. A apresentação ocorreu durante audiência com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck; secretário-adjunto, Ricardo Senna, e Bruno Gouvêa Bastos, Superintendente de Apoio aos Negócios Empresariais de MS. 

    O engenheiro Ricardo Briso informou que a proposta apresentada obedece todas as normas sanitárias. Explicou, ainda, que o projeto foi dividido em três módulos, sendo que na conclusão do primeiro já estará apto para fazer o abate de gado. A capacidade inicial será para o abate de 100 cabeças/dia, podendo chegar a 400 cabeças/dia, com o abate de 50 animais/hora. A estimativa é que inicialmente 20 cabeças vão abastecer o mercado local e as outras 80 serão exportadas pra outro Estado. 

    O projeto prevê tipo de abate que atende exigência de vários países, inclusive de Israel, sala de desossa e de cortes, entre outras. “Também vamos aproveitar tudo do boi, desde os miúdos, rabo, mocotó, sangue, graxaria e futuramente a empresa poderá implantar uma fábrica de sabão. Inicialmente serão 70 empregos diretos, depois serão 200 e quando estiver operando com toda a capacidade chegaremos a 500 empregos diretos, além de outros indiretos”, disse o engenheiro. 
    ©Kelly Ventorim 
    Os empresários Marcelo Celestino e Eduardo Fernandez ressaltaram que possuem os recursos para iniciar a implantação do Frigorífico e que no momento dependem apenas da liberação das licenças. “Vamos iniciar o projeto com recursos próprios e nas etapas seguintes faremos aplicações com financiamento do FCO. Se trata de um projeto que há um bom tempo já vínhamos conversando com o secretário de Governo Afrânio Marques e com a prefeita Márcia e que já temos inclusive levantamento dos equipamentos que vamos comprar para colocar a empresa em operação”, destacaram. Eles informaram que já trabalham com confinamento de gado na região e que pretendem comprar gado para abate de outros municípios próximos como Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho. 

    Já o secretário de Estado, Jaime Verruck, avaliou que o projeto de Antônio João é muito bom, parabenizando o governo municipal e os empresários pela disposição de fazer o investimento, destacando que o estado vai colaborar no sentido de agilizar as licenças para que o processo de instalação seja iniciado o mais rápido possível. “A liberação de licença ambiental para frigorífico com capacidade de abate de até 500 cabeças/dia precisa apenas de um processo simplificado. Temos regra estabelecida, é coisa rápida e vamos estar colaborando”, disse. Verruck também destacou que o governo estadual equalizou os incentivos fiscais, colocando quem os recebe num mesmo patamar e ressaltou que somente com o programa Novilho Precoce já foram abatidas mais de 500 mil cabeças em Mato Grosso do Sul. O secretário também orientou sobre parceria com Antônio João para qualificar mão-de-obra local para trabalhar no futuro frigorífico. 

    O secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, disse que o objetivo da reunião na Semagro ocorreu no sentido de pedir agilidade do Estado nos trâmites para a concessão da Licença de Instalação e Operação (LIO). “A proposta do projeto foi levada pelo Governo Municipal e pelos investidores e o Estado se prontificou em colaborar. Agora vamos continuar trabalhando para que as licenças sejam liberadas para que a obra possa ter início, o que vai gerar emprego e renda para a nossa população”, ressaltou. 

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir