CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/04/2018

    ALCINÓPOLIS| Município realiza etapa escolar da V Conferência Infantojuvenil

    © Divulgação 
    Estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Alcino Carneiro, com o apoio da Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizaram no dia 28 e março a etapa escolar da V Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o tema “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”.

    O objetivo foi despertar nas crianças e jovens o reconhecimento da necessidade de cuidar dos recursos naturais que existem no nosso país, promovendo diálogos por meio de uma construção coletiva de conhecimento na busca de soluções para os problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo juvenil.

    Durante o evento, aconteceram apresentações culturais como dança e paródias, debate em grupo sobre o tema água, uma palestra com o técnico da Sanesul - Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul, Luiz Elias Maldonado, além da eleição dos delegados que participarão da conferência estadual. Na oportunidade, foi apresentado ainda o projeto elaborado pela comunidade escolar, a Com-Vida.
    © Divulgação
    O projeto é uma Instância de participação no qual diversos atores da escola estarão representados em um processo democrático e participativo de construção de agenda ambiental ela possibilita o debate sobre questões socioambientais relacionando-as com os demais temas transversais com a qualidade de vida com os direitos humanos e com a preservação de riscos e emergências ambientais.

    A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Márcia Izabel de Souza, destacou a importância do tema e como crianças e jovens podem ser agentes transformadores na preservação dessa valiosa substância. “O tema é pertinente e importante neste momento democrático. Que daqui saia melhorada a nossa consciência sobre o consumo e a preservação da água”, ressaltou a Secretária.
    © Divulgação
    Segundo a coordenadora da Escola Municipal Alcino Carneiro, Carina Marques, o plano de ação, por meio da Conferência Escolar, enfatizou os cuidados básicos e primordiais com o nosso meio ambiente para que a água jamais falte. “Este é um momento de extrema importância na aprendizagem e conscientização de nossos estudantes na preservação constante desse recurso natural, o bem mais precioso”, explicou a coordenadora.

    A aluna Larissa Joana Zatti de Melo, eleita a delegada que representará Alcinópolis na Conferência Estadual, considerou a etapa escolar muito importante por chamar a atenção de todos os participantes sobre a necessidade do uso consciente da água pensando não apenas no hoje, mas no futuro das próximas gerações. “Precisamos pensar no futuro de nossos filhos e netos. E que eles também passem essa mensagem que está sendo transmitida agora para que futuramente todos possam ter qualidade de vida”, enfatizou a estudante. 

    Quem também participou da Conferência foi a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, a bióloga Bruna Barbosa, frisando sobre o acesso a água potável, que está cada vez mais escassa.

    “Desde criança ouvimos falar que a água vai acabar. Talvez isso não aconteça, mas a escassez de água potável já é realidade em alguns países. Portanto, nós, e principalmente vocês enquanto futuro do Brasil, têm o dever de cuidar das nossas águas, de nossos rios, e iniciativas como a conferência ajudam muito nesta proteção”, disse Bruna.

    Também participaram da Conferência a Supervisora de Ações da Prefeitura de Alcinópolis, Dalma Crisóstomo, no ato representando o prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva, e o vereador Nivaldo Nunes, que na oportunidade pediu aos estudantes que repassem às suas famílias e à comunidade o conhecimento adquirido no evento.

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir