CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/03/2018

    No Senai de Corumbá, cursos de qualificação gratuitos mudam a vida de idosos

    © Divulgação 
    O Senai de Corumbá vem mudando a realidade de idosos que buscam uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho. Com dois cursos gratuitos de qualificação profissional básica, de pedreiro de alvenaria e pintor de obras, alunos com até 74 anos de idade se veem mais próximos de conseguir uma vaga na construção civil.

    “São idosos que atuaram a vida toda em outras áreas e buscam desenvolver uma nova competência, já pensando em uma reinserção no mercado”, afirmou a coordenadora pedagógica do Senai de Corumbá, Andrea Eliza Silva. “Como as aulas são práticas, já nos primeiros dias de curso os alunos se sentem preparados para fazer pequenos serviços em casa para depois começaram a oferecer mão de obra a terceiros”, completou.

    Os cursos são desenvolvidos no Laboratório de Edificações do Senai de Corumbá sob a orientação do engenheiro-civil Otávio Ferreira Mattos, no caso do curso de pedreiro de alvenaria, e da técnica em edificações Edilene Flores, para o curso de pintor de obras. As aulas são essencialmente práticas e os alunos, inclusive, constroem uma edificação de pequeno porte e realizam pinturas de diversas formas, cores e texturas para aprender todas as etapas do processo.
    © Divulgação 
    “Alguns alunos já trabalham na área e vieram conhecer novas técnicas, outros pretendem aplicar em suas casas e, há ainda, aqueles que querem estar preparados para quando a oportunidade chegar”, acrescentou a coordenadora pedagógica do Senai de Corumbá, Andrea Eliza Silva. As duas turmas foram preenchidas nos primeiros dias após a abertura das inscrições.

    “Além da gratuidade, o cenário do emprego no País e, especificamente, da construção civil, que tradicionalmente exige qualificação, elevam a procura por este tipo de curso. Trata-se de uma oportunidade para trabalhadores que, com um certificado de qualificação como nome do Senai, terão uma vantagem competitiva em relação aos demais”, analisou o gerente do Senai de Corumbá, Marcelo Alexandre Zinsly.
    © Divulgação 
    Ambos cursos são totalmente presenciais e têm carga horária de 160 horas-aulas e, para ingressar, é preciso ter concluído o 4º ano do Ensino Fundamental e ser maior de 18 anos. Interessados nos cursos oferecidos pelo Senai podem procurar a secretaria da unidade mais próxima de sua cidade.

    Serviço 

    Mais informações pelo telefone 0800-7070-745 ou pelo site www.ms.senai.br.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir