![]() |
© Divulgação/ALMS |
Após ser procurado pela Presidente da Associação dos Ostomizados de Mato Grosso do Sul (Aoms), Lana Maria Flores da Costa, que solicitou ajuda a respeito da falta de bolsas de colostomia aos 1800 pacientes ostomizados do Mato Grosso do Sul, desde outubro do ano passado, o Deputado Dr. Paulo Siufi (MDB), apresentou na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (6/3), requerimento de informações ao Secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Coimbra.
O Secretário terá o prazo de 24 horas para informar ao Poder Legislativo, com documentação comprobatória, os seguintes questionamentos: Se existe processo de licitação para compra dos materiais de bolsa de colostomia? Qual a previsão estipulada para a compra das bolsas? Qual o motivo do atraso das compras e o que aconteceu para faltar o material?
“Como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, estou solicitando respostas ao secretário, pois é inadmissível a falta de bolsas a esses 1800 pacientes ostomizados do estado. Precisamos devolver a dignidade a essas pessoas urgentemente, uma vez que cada paciente troca de bolsa a cada 3 dias ou conforme seu preenchimento e muitos não têm recursos para comprar.”, clamou o Dr. Paulo Siufi.
O ostomizado é aquele indivíduo que utiliza bolsas coletoras para fezes ou urina que ficam aderidas na pele e têm a função de coleta e depósito, devido à necessidade de desviar o trânsito urinário ou intestinal.
O produto é comprado pelo Governo do Estado, repassado aos municípios que entregam aos centros especializados ou às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).
Fonte: ASSECOM

