Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/02/2018

    TRÊS LAGOAS| Profissionais do município participam de treinamento de avaliação da saúde bucal

    Treinamento teve como base a calibração do índice CPO-D, que avalia número de dentes cariados, perdidos e obturados

    © Divulgação 
    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, realizou treinamento do levantamento epidemiológico para dentistas e auxiliares, na semana passada, na sala de informática da Escola Municipal São Carlos.

    A capacitação teórica e prática esteve a cargo do cirurgião dentista, Edmilson dos Reis Silva Borges, Mestre em Ciências Odontológicas e profissional lotado na rede pública de saúde bucal da SMS de Três Lagoas.

    A parte prática, com o devido treinamento específico, como informou a coordenadora de Saúde Bucal, Acácia Gimenez Barreto, foi realizada em exames de crianças da própria Escola Municipal São Carlos.

    A dentista Acácia explicou que, “este treinamento do levantamento epidemiológico teve como objetivo realizar a calibração do índice CPO-D, que avalia o número de dentes cariados, perdidos e obturados numa determinada amostra da população (30%)”, observou.
    © Divulgação 
    O mesmo índice CPO-D “serve como referência para o diagnóstico das condições dentais e para formulação e avaliação de programas de saúde bucal. Em outras palavras, a calibração permite a correta mensuração dos dados avaliados, bem como garante a validade e fidedignidade destes resultados”, ressaltou a dentista da SMS.

    Acácia informou também que este levantamento epidemiológico da saúde bucal de crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, será realizado a partir de março em grande parte das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).

    “Este procedimento já é realizado todos os anos e é uma importante ferramenta para a gestão e para o planejamento de ações que envolvem a melhor qualidade da saúde bucal de nossas crianças e adolescentes”, observou a coordenadora de Saúde Bucal.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir