Local histórico do desfecho da Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra Guaçu. Travou-se em 1º de março 1870 na cordilheira ao norte do Paraguai Certo Corá
![]() |
Morte de Francisco Solano López no rio Aquidabán, Batalha do Cerro Corá. Data 1870 Fonte Mitre, Iconografias Argentinas, Museo Roca, 2009, p.44 Autor Adolfo Methfessel (morreu em 1909) |
Solano Lopez buscava um ponto estratégico, pois estava em desvantagem numérica, as cordilheiras no ponto elevado seria estratégico, tinha como barreira natural o Rio Aquidaban e as matas como camuflagem para suas tropas.
O rio Aquidaban é um curso de agua que nasce na Serra de Amambay, e percorre no sentido leste-oeste, por 250 km através dos departamentos de Amambay e Concepcíon, desembocando no rio Paraguai ao norte da cidade. Faz parte do Rio da Prata. e seus principais afluentes são os rios Trementina e Negla.
Última batalha de uma guerra que iniciou em 1864 e terminou em 1870, enfrentaram-se, segundo relatos historicos, de um lado, 4.500 soldados aliados e, de outro, 450 soldados leais à Solano Lopez. O fim seria inevitável, mas não sem muita luta e sangue derramado.
O local da batalha constitui o Parque Nacional de Cerro Corá, distante cerca de 40 km de Pedro Juan Caballero, capital do Departamento de Amamby fronteira seca com Ponta Porã - Brasil.
De acordo com pesquisas históricas. Cerro Corá é o local dos últimos momentos de vida do presidente e comandante Marechal Francisco Solano López e seu filho Panchito. Ambos foram sepultados no Cerro Corá, O Filho de Solano López foi morto por soldados na frente de sua mãe, Elisa Alícia Lynch, Lopez morto por Chico Diabo, Sua esposa foi poupada e pode enterrar seu filho é marido no local da batalha.
A fronteira de Ponta Porã é um marco de relevância dentro da historiografia da Guerra da Tríplice Aliança, pois o início e fim da Guerra Guaçu se deu na região de Pedro Juan Caballero PY e Ponta Porã BR.
Pesquisa Yhulds Bueno

