Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/02/2018

    Itaporã é uma das 17 cidades do estado contempladas com Estação Meteorológica

    Estação meteorológica de superfície automática já está instalada no município desde o dia 23 de fevereiro.

    © Divulgação 
    O município de Itaporã foi um dos 17 contemplados no estado com a instalação de uma Estação Meteorológica Automática, que servirá para coleta de dados e monitoramento do tempo. 

    Esta aquisição é fruto de uma cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e o município de Itaporã. Este equipamento vem para contribuir com importantes informações e coleta sistemática de variações de direção e velocidade dos ventos, disponibilidade de água nos solos, com os indicativos das variáveis climáticas para estimar o balanço hídrico e identificar as áreas e os períodos de plantio com o menor risco, estimulando o fomento, desenvolvimento e a melhoria dos processos ou sistemas de produção do milho e da soja no Mato Grosso do Sul. Itaporã irá conceder a área para a construção, além de zelar pela conservação do local. 

    Vale lembrar que o investimento para aquisição dos equipamentos é fruto do convênio entre o governo do estado através da secretaria de produção e Turismo de MS (Seprotur) e o município de Itaporã. 
    © Divulgação 
    Uma estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), emitindo informações minuto a minuto.

    O prefeito Marcos Pacco informou que a prefeitura cedeu o local para a implantação da estação, em um terreno próximo a sede da antiga Cooprolita.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir

    RECENTES

    POLÍTICA

    CONCURSOS