CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/01/2018

    PONTA PORÃ| Professor vem divulgando a historiografia da fronteira, através de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento regional

    Professor Yhulds Giovani Pereira Bueno
    Na tarde de 17/02/2018, o professor Yhulds Giovani P. Bueno foi entrevistado pela repórter Emily do Band News para falar sobre a cidade de Ponta Porã, o mesmo foi procurado por ser referencia neste assunto na atualidade, por estar realizando pesquisas e estudos históricos de relevância para região. 

    A entrevista seguiu por uma hora, o professor Yhulds Bueno falou sobre a formação politica e social e a importância histórica e cultural da cidade como um ponto de atrativo turístico para região de fronteira. 

    Esclarecendo algumas duvidas existente, fez um breve relato pós-guerra do Paraguai até a criação e emancipação politica do município, as principais características do povoamento e expansão social e econômica ao longo dos tempos com a exploração da Erva Mate até a agropecuária na atualidade. 

    Sobre o trilinguismo existente na fronteira tipicamente brasiguaia, a chegada de novos povos trazendo uma diversidade cultural ampliada. Mencionou o projeto que esta sendo realizado no MESTRADO/PPGDRS/UEMS-UNIDADE DE PONTA PORÃ, para a criação de uma rota turística, que surgirá através do mapeamento de pontos de relevância histórica na região para a fomentação de um turismo cultural. 

     Falou das oportunidade que existem, sobre o interesse despertado pela fronteira através do curso de medicina ofertado pela cidade irmã Pedro Juan Caballero PY, que esta se tornando um polo universitário. 

    Os vários cursos presenciais e EAD ofertados pelas Universidades e faculdades públicas, particulares e Instituto Federal. A entrevista será transmitida pelo programa Band News que na programação que acontece sempre aos finais de semana.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir