CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    15/09/2017

    TRÊS LAGOAS| Município prepara elaboração do Plano de Ação em Transparência e Participação Social

    A proposta está prevista no Programa de Apoio à Gestão Pública, dentro do Plano Três Lagoas Sustentável

    © Divulgação
    A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Governo e Políticas Públicas (SEGOV), com o intuito de dar continuidade às ações do Programa de Apoio à Gestão Pública e do Projeto de Transparência e Participação Social, realizou Oficina de Elaboração do Plano de Ação em Transparência e Participação Social.

    O encontro de trabalho e discussão de propostas, previsto na execução de uma das etapas do “Plano Três Lagoas Sustentável”, foi no período da tarde de quinta-feira (14), na Casa da Amizade do Rotary Club Três Lagoas, e contou com a participação de um número considerável de representantes da sociedade civil organizada da Cidade, como Sindicatos, Instituições e Conselhos Municipais, entre outros.
    © Divulgação
    Os trabalhos foram abertos pelo secretário de Governo e Políticas Públicas, Daynler Martins Leonel, acompanhado da diretora de Políticas Públicas e Relações Institucionais da SEGOV, Silvania Bersani, e do presidente da Câmara Municipal, vereador André Bittencourt, junto com o vereador Flodoaldo Moreno Júnior.

    Como explicou a diretora Silvania, esta etapa da elaboração do Plano de Ação em Transparência e Participação Social tem sua base no diagnóstico de avaliação periódica dos índices de transparência e participação social na Gestão Pública do Município de Três Lagoas.

    “Esse trabalho vem sendo feito desde julho por um grupo, constituído por um representante de cada Secretaria e acompanhado pela Consultoria Sociedade Global, de Curitiba (PR), contratada pelo Instituto Votorantim”, informou Silvania.

    O Instituto Votorantim tem sido parceiro deste plano porque também acredita que a “transparência e participação social são pontos centrais para o fortalecimento da democracia”.

    Para a diretora da SEGOV, “transparência e participação popular são eixos do Plano Cidade Sustentável de Três Lagoas e a chegada do Programa de Apoio à Gestão Pública veio fortalecer este compromisso”, disse.

    EIXOS TEMÁTICOS

    Na oficina de trabalhos para elaboração do Plano de Ação, os participantes foram divididos em grupos para discussão e apresentações de propostas, observando os seguintes eixos temáticos: Comunicação sobre Transparência; Conhecimentos e Capacitações sobre Transparência; Melhorias na Plataforma de Transparência; Integração de Informações e Grupos de Transparência; Modelo de Gestão Pública Participativa; Fortalecimento dos Conselhos e Associações; Consultas, Audiências e Conferências; Capacitação e Desenvolvimento sobre Participação Social; e Comunicação e Diálogo para a Participação Social.

    Baseados nessas propostas, os próximos passos serão a consolidação dos dados e na sequencia haverá um laboratório avançado no processo de construção do Plano de Ação em Transparência e Participação Social.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir