CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/09/2017

    PONTA PORÃ| Projeto “Histórias e Músicas da Fronteira” é sucesso no município

    Rodrigo Teixeira e Dino Rocha retratam identidade cultural de Mato Grosso do Sul

    Dino e Rodrigo cantaram e encantaram na apresentação do projeto
    O Projeto Histórias e Músicas da Fronteira patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais em parceria com a UFMS-Ponta Porã e apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Cultura e Esporte (FUNCESPP) atraiu centenas de pessoas no anfiteatro da instituição acadêmica na terça-feira (19) à noite.

    O projeto foi um mergulho no universo que já se tornou uma característica da população do Estado.Para tratar da música fronteiriça sul-mato-grossense o projeto contou com o acordeonista Dino Rocha e o escritor Rodrigo Teixeira. A abertura ficou por conta do jornalista Rodrigo Teixeira, autor dos livros “Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de MS” e “Prata da Casa – Um Marco da Cultura Sul-mato-grossense”, que retratou sobre os artistas que têm ligação com a música fronteiriça, desde os pioneiros Délio e Delinha, Zé Corrêa e Amambai e Amambaí até os modernistas Almir Sater, Paulo Simões e Geraldo Espíndola.
    Rodrigo Teixeira e Dino Rocha durante show na UFMS -Ponta Porã © Divulgação
    “Tivemos uma excelente recepção em Ponta Porã.A fronteira tem muita história ligada a formação de nossa gente e do desenvolvimento da nossa música.Dino Rocha é um ícone que possui uma obra fundamental na construção da identidade do nosso estado” disse Rodrigo Teixeira.

    Para Eder Rubens, diretor de Cultura da FUNCESPP, o projeto cultural é fundamental para impulsionar o processo de divulgação e preservação de nossa memória, valorizando aqueles que ajudam a construir a identidade cultural através de excelentes obras artísticas.

    “A atual administração vem buscando apoiar parcerias que possibilitem alcançar toda população com eventos que colabore para formação sócio-cultural, respeitando a nossa história alinhado com o desenvolvimento”. 

    Após a palestra o público presente, formado por acadêmicos da UFMS,UEMS e FAP, além de entusiastas da boa música, pode conferir de perto o show de Dino Rocha, um dos ícones da música fronteiriça de Mato Grosso do Sul e considerado o Rei do Chamamé. Natural de Juti (MS), o instrumentista de 65 anos figura entre os principais acordeonistas do Brasil da atualidade.

    “É uma honra se apresentar em Ponta Porã, onde morei por um bom período da minha vida e fiz grandes amigos.Mato Grosso do Sul tem uma rica história na música, temos que valorizar” frisou Dino Rocha. 

    Com dezenas de LPs gravados e centenas de shows realizados em todo o país, Dino Rocha relembrou os principais sucessos de sua carreira, como “Gaivota Pantaneira”, seu primeiro hit lançado em 1973, e interpretar clássicos fronteiriços, como “Mercedita” e “KM 11”.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir