CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/09/2017

    ALCINÓPOLIS| Dia da árvore: Prefeitura interdita estacionamento para transmitir mensagem sobre preservação

    © Divulgação 
    Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore e a Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente – SEMUDES resolveu transmitir uma mensagem sobre preservação de forma simples, mas muito eficiente: interditou os estacionamentos que têm sombras de árvores.

    Desta forma, ao chegar ao trabalho logo pela manhã os servidores da Prefeitura de Alcinópolis, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Câmara Municipal e Escola Municipal Alcino Carneiro precisaram encontrar novos lugares para guardar seus carros, bem longe das sombras.
    © Divulgação 
    Segundo a secretária municipal da SEMUDES, a bióloga Bruna Barbosa, a ideia foi demonstrar como as árvores são fundamentais na vida da população. “Os servidores e demais pessoas que ocupam as sombras das árvores todos os dias perceberam na prática como a falta delas interfere em nosso bem-estar, muda a nossa rotina e causa incômodo”, explicou a bióloga.

    A advogada Poliane Oliveira, da controladoria interna da Prefeitura de Alcinópolis, afirmou que o dia foi quente e a sombra da árvore fez muita falta. “Imagine se aquela árvore não estivesse mais ali? Esta ação tocou em minha consciência e me fez refletir que precisamos desmatar menos e plantar mais. Parabéns a todos os envolvidos por nos ensinar valores que às vezes passa como insignificante”, disse.
    © Divulgação 
    Além de interditar os estacionamentos, com o apoio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) a Secretaria distribuiu mudas para plantio e realizou uma panfletagem sobre o tema, que contou com a ajuda alunos da Escola Municipal, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

    A Data também foi lembrada no Centro Municipal de Educação Infantil, Brenno Crisóstomo Duart, onde os pequenos estudantes aprenderam a como plantar árvores. “É gratificante ver o olhar curioso deles e perceber que eles serão agentes de modificação para um mundo mais sustentável”, disse a diretora da escola, professora Mônica Cordeiro.
    © Divulgação 
    Por que as árvores são importantes?

    As árvores refrescam o ambiente. Isso acontece porque dão sombra e mantêm a umidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustível. Ou seja, mais oxigênio para nós, humanos. As árvores mantêm o solo firme, sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. E isso sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam. Existem 1,4 mil espécies vegetais que podem servir para esse fim. Vamos preservar?


    Fonte: ASSECOM


    Imprimir