CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/07/2017

    PL do Deputado Dr. Paulo Siufi que institui festa a São Luís do Orione passa em 2ª votação

    © Divulgação
    O Projeto de Lei nº 99/2017, de autoria do Deputado Dr. Paulo Siufi, foi aprovado em segunda votação nesta quinta-feira, 5, na Assembleia Legislativa. O PL inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul a Festa de São Luís Orione, comemorada anualmente no dia 16 de maio em Campo Grande e Dourados. O projeto foi aprovado por unanimidade.

    Para o Padre Valdeci, presidente do Cotolengo Sul-Mato-Grossense e vigário da Paróquia Senhor do Bonfim, a instituição da data comemorativa é importante para divulgar as obras orionitas em Campo Grande. “Nós, católicos, estamos fazendo esse trabalho junto à comunidade alavancando o nome de São Luís Orione no município e no estado. E o Deputado Dr. Paulo Siufi sempre colaborou com nossas obras, ajudando o Cotolengo e a Paróquia Senhor do Bonfim”.

    O Padre Evaldo, vigário da mesma paróquia, também acredita que a inclusão da festividade dará mais visibilidade às ações desenvolvidas no Cotolengo. “É um momento importante de reconhecimento da dedicação que os religiosos e voluntários têm pelos mais esquecidos e também por toda a comunidade”.

    “Quem visita o Cotolengo sabe do trabalho deles. A festa, agora incluída no Calendário Cívico e Cultural do Estado, demonstra o apreço que esta Casa de Leis tem para com essa entidade sem fins lucrativos, que possui voluntários e padres abnegados e que estão sempre a serviço daqueles que mais precisam”, justificou o Deputado Dr. Paulo Siufi ao dar seu voto favorável.

    Nascido na Itália em 14 de setembro de 1885, São Luis entrou para a Ordem Fransiscana e tornou-se sacerdote em 1895. Em 1899, fundou a Pequena Obra da Divina Providência, que reúne religiosos empenhados na caridade e em pregar o Evangelho. São Luis Orione representa um dos pilares da evangelização por meio da caridade e empatia com os mais necessitados.

    Em 1830, o padre José Benedito Cotolengo fundou em Turin a instituição La Piccola Casa, a "Pequena Casa", voltada para os cuidados médicos a pessoas de baixa renda. A obra multiplicou-se pelas mãos de São Luis Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, que foi levada para diversos países, entre eles o Brasil. Em Campo Grande, os festejos são organizados pela Paróquia Senhor do Bonfim, localizada no Parque dos Novos Estados. Em Dourados, as celebrações alusivas ao santo fundador da obra da Paróquia Nossa Senhora do Carmo são realizadas na Vila São Brás.

    A proposta agora segue para o Governo do Estado, que deverá aprovar ou vetar o projeto.

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir