CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/07/2017

    PONTA PORÃ| Câmara Municipal deverá realizar audiência pública para debater xenofobia na fronteira

    Cônsul, Vitor Hugo Irigaray, apresentou comunicado aos vereadores sobre os procedimentos a serem adotados por alunos brasileiros que desejam estudar em universidades em Pedro Juan Caballero © Divulgação
    O presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, Otaviano Cardoso juntamente com os vereadores Jelson Bernabé, Neli Abdulahad, professora Anny Espinola, Marquinhos, Farid Afif, professor Daniel Marques, e Wanderlei Avelino, se reuniram nesta segunda-feira, 10 de julho, com o cônsul do Brasil em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, Vitor Hugo Irigaray, na sala da presidência da Casa de Leis.

    A reunião teve a finalidade de propor uma audiência pública para debater sobre os alunos brasileiros que vivem e estudam em universidades de Pedro Juan Caballero e estariam sofrendo xenofobia, ou seja, algum tipo de preconceito ou intolerância com os estrangeiros.

    O cônsul, Vitor Hugo Irigaray, disse que, extraoficialmente, há cerca de 10 mil pessoas estudando medicina em 12 universidades em Pedro Juan. Conforme ele, os candidatos a estudar no Paraguai precisam procurar esclarecimentos sobre a documentação migratória necessária. “Eu não posso encaminhar os estudantes para as universidades, mas eles podem pesquisar sobre as instituições. Para ter acesso ao documento migratório é um processo rápido, em cinco minutos os estudantes conseguem”, esclareceu.

    Os alunos brasileiros, que foram matriculados em anos anteriores e que ainda não possuem a carteira temporária ou permanente de migração paraguaia precisam regularizar a situação para continuar seus estudos no país vizinho. A carteira temporária vale por dois anos e os estudantes podem buscar mais informações na Rua Marechal Estigarribia, nº 250, Centro, próximo ao Hospital São Lucas, de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 13:30 horas.

    O cônsul recebeu total apoio dos vereadores. De acordo com Irigaray, o entusiasmo e a disponibilidade dos vereadores em ouvir os estudantes é de suma importância. “Nós queremos que os alunos vivam em paz em todas as universidades e se respeitem. E com a ajuda da Câmara e outros órgãos iremos debater como melhorar a integração entre Brasil e Paraguai”, concluiu.

    Otaviano Cardoso disse que o Consulado pode contar com o apoio da Câmara Municipal e a audiência pública buscará soluções para os problemas enfrentados pelos estudantes brasileiros em Pedro Juan Caballero. “Brasileiros e Paraguaios são irmãos e queremos que todos possam viver em paz, sem nenhum tipo de hostilização e que os estudantes, que desejam se inscrever nas universidades paraguaias estejam com a documentação migratória em dia”, concluiu o presidente da Câmara. 

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir