© Divulgação |
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a lição de hoje para os estudantes da Escola Municipal José de Souza foi sujar as mãos de terra e plantar uma árvore. No colégio conhecido como “Zezão”, no bairro Oliveira II, poucas árvores faziam parte da paisagem. Hoje, 48 ipês foram plantados e crescerão sob a supervisão da comunidade escolar.
“Cada árvore representa uma das classes. Nossa escola tem 1.400 alunos e todos eles ficarão responsáveis por cuidar da árvore da sua turma. Essa atividade tem uma grande importância porque parte da necessidade da preservação do meio ambiente”, observa o diretor Edilmar Galeano Marques. “As crianças, nesta idade, se tiverem consciência, serão adultos responsáveis e conscientes com relação à preservação”, completa.
O plantio é uma iniciativa da Águas Guariroba. A empresa fez a doação das mudas cultivadas no viveiro que tem capacidade para produzir cerca de 50 mil árvores por ano. Mantida na maior estação de tratamento de esgoto da cidade, a ETE Los Angeles, o viveiro da concessionária já disponibilizou, somente neste ano, mais de 11 mil mudas de árvores nativas do cerrado que foram plantadas em unidades da empresa, áreas de preservação das nascentes e doações feitas para a comunidade.
A árvore plantada pela turma do 9º ano C será como uma recordação para Mayara da Rocha, de 14 anos, e seus colegas. “É nosso último ano aqui na escola, então os próximos seis meses serão muito especiais. Esta árvore será uma boa recordação que vamos ter daqui. Plantamos entre amigos e tudo que é feito entre amigos fica mais legal, principalmente se estamos fazendo algo bom para o meio ambiente”, diz.
Já Anderson Neres Rocha, de 7 anos, aluno do 3º ano do ensino fundamental, verá o ipê da sua turma crescer pelos próximos cinco anos. Sobre o plantio, o estudante só vê vantagens. “Achei legal, porque a gente brinca e pula aqui. Vai ficar mais bonito”.
A professora Dominique Medina explica que a aula especial do Dia do Mundial do Meio Ambiente só contribui para o desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos. “Eles irão ver essas árvores crescendo aqui dentro da escola. Mudas que eles plantaram se desenvolvendo”, avalia.
Coordenador de Meio Ambiente da Águas Guariroba, Fernando Henrique Garayo Jr., explica que a comemoração deste 5 de junho tem o principal objetivo de trazer a reflexão de assuntos relacionados à preservação ambiental. “O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas de Estocolmo. De lá para cá, esta é uma data para se refletir sobre as questões ambientais. Fazer um plantio na escola envolve educação ambiental e isso ajuda a incitar nos alunos o senso de responsabilidade com o meio ambiente”, resume.
O plantio foi o fechamento das ações realizadas pela Águas Guariroba no “Zezão”. Na última semana, os estudantes participaram também do Programa Saúde Nota 10, que leva educação ambiental para as escolas através de palestras, teatro e concurso cultural. Os alunos ainda coletaram óleo de cozinha usado, evitando que o material seja descartado no meio ambiente. Com o Programa De Olho no Óleo, mais de 720 litros foram arrecadados e serão destinados para reciclagem.
Fonte: ASSECOM